O Instituto de Atendimento Socioeducativo (Iases) encerra, nesta terça-feira (30) as atividades da Unidade de Atendimento Inicial (Unai), localizada em Maruípe, Vitória. A desativação está sendo comemorada pelo instituto com um ato em frente à unidade.
Os adolescentes apreendidos receberão atendimento inicial Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), localizado no bairro Mário Cypreste, em Vitória, inaugurado em novembro deste ano.
A 3ª Vara de Infância e Juventude foi transferida para o local, o que deve agilizar a apresentação dos adolescentes apreendidos por cometerem ato infracional em juízo. A Unai era destinada a abrigar adolescentes apreendidos cometendo ato infracional por até 72 horas, até apresentação em juízo.
No entanto, o local permanecia sistematicamente superlotado, com adolescentes que aguardavam vaga no sistema socioeducativo ou apresentação ao juiz. Além disso, a Unai não tinha estrutura física para abrigar os adolescentes, que lotavam as celas em situação precária, com esgoto a céu aberto, infiltrações e mofo.
O espaço em que funcionou a Unai vai ser reformado e vai dar lugar a uma unidade socioeducativa para adolescentes de 12 a 15 anos com um trabalho diferenciado, com apoio as famílias, no sentido de interromper trajetórias infracionais mais cedo.