Concentração será no Centro de Vitória, de onde os manifestantes seguirão para a Câmara de Vereadores
A 27ª edição do Grito dos Excluídos, em sete de setembro, será marcada pelo retorno dos manifestantes às ruas de Vitória. A concentração será na Praça Getúlio Vargas, no Centro de Vitória, às 8h30, de onde os participantes seguirão rumo à Câmara de Vitória. Devido à pandemia da Covid-19, a edição de 2020 foi virtual, com transmissão de uma celebração inter-religiosa no Convento da Penha, em Vila Velha, pelas redes sociais. “Estamos entrando no processo de ir para as ruas, botar a cara nas ruas, fazer o nosso grito ecoar, pois online ele não ecoa”, ressalta o coordenador do Grito dos Excluídos e integrante do Fórum Igrejas e Sociedade em Ação, Giovanni Lívio.
Ao chegar na Casa de Leis, os participantes irão se manifestar contra as ofensas proferidas pelo vereador Gilvan da Federal (Patri) contra a memória do ativista Lula Rocha na sessão de 19 de junho, na qual foi debatida e rejeitada a Comenda Lula Rocha, proposta pela vereadora Camila Valadão (Psol). Segundo Giovanni Lívio, a manifestação também será contra a omissão da Câmara diante do ocorrido. Ele recorda que Lula Rocha foi coordenador do Grito dos Excluídos.
Outro aspecto da realidade capixaba e que dialoga com o lema do Grito dos Excluídos 2021 é a precarização da saúde. “Há fila de espera para cirurgias eletivas e dificuldade de agendamento de consultas com determinadas especialidades médicas”, alerta.