O Instituto de Atendimento Socioeducativo do Estado (Iases) publicou uma portaria que institui a comissão de gestão do contrato entre a autarquia e a empresa Sabor Original, que fornece alimentação às unidades socioeducativas. A empresa foi contratada emergencialmente – sem licitação – em agosto deste ano.
Em julho, o Iases lançou um termo de referência tornando público o interesse em contratar serviços de fornecimento de alimentação em caráter emergencial para as unidades socioeducativas da região metropolitana. Em 18 de agosto, contratou a Sabor Original, ao valor de R$ 451.370,70 por, no máximo, 180 dias.
A autarquia já teve contratos com a Viesa Alimentação e a MS Quintino, que são rés, junto com o ex-secretário de Estado de Justiça Ângelo Roncalli, em ação de improbidade administrativa por fraudes no fornecimento de alimentação para o sistema prisional.
Em junho deste ano, o Iases ratificou uma multa aplicada à MS Quintino no valor de R$ 300.336,09. Inicialmente, a penalidade havia sido aplicada em dezembro de 2013, seguida de instauração de procedimento de sindicância para apurar diferenças entre o número de internos no sistema socioeducativo e o de refeições servidas nas unidades do Iases, referentes ao contrato com a empresa MS Quintino, no período entre abril de 2012 e março de 2013.