A plataforma permite a consulta e comparação de informações sobre a violência armada em todos os estados e disponibiliza as médias para o Brasil em todas as consultas realizadas para explicitar como os dados estaduais se comparam à média nacional.
Para a construção do Retrato são utilizados dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus) sobre mortes por arma de fogo e mortes por agressão por arma de fogo. Já as estatísticas criminais foram extraídas das últimas edições do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
O Retrato apresenta uma realidade que já havia sido constatada pelo Mapa da Violência 2015 – Mortes Matadas por Arma de Fogo, divulgado em maio deste ano. De acordo com a plataforma, no Estado, em 2013 (último ano constante da base de dados do Datasus), 79,3% das mortes ocorridas foram por arma de fogo. No Brasil, foram 65,6% das mortes.
Naquele ano, a taxa de mortes por agressão no Estado ficou em 42,4 por grupo de 100 mil habitantes, enquanto a taxa de mortes por arma de fogo ficou em 33,6 por 100 mil.