A postagem sobre o adolescente Alailton Ferreira, de 17 anos, que foi linchado por moradores do bairro Vista da Serra II, na Serra, em abril deste ano, no blog Negro Belchior, da revista Carta Capital, está dentre os 10 conteúdos mais lidos durante este ano no site da publicação.
O adolescente foi espancado por cerca de 50 pessoas, depois de ser acusado de ter estuprado uma menina e tentado roubar uma moto. Menos de 48 horas após o linchamento, o jovem morreu no hospital Jayme Santos Neves, na Serra.
Na postagem, o professor Douglas Belchior salienta que o jovem negro foi espancado por uma horda armada com pedras, barras de ferro e pedaços de madeira. “Só depois de duas horas de muita violência, a Polícia Militar chegou ao local, colocou o jovem na viatura e o levou até a Unidade de Pronto Atendimento”.
O caso se torna ainda mais impressionante diante da informação que o adolescente tinha uma doença mental. Nenhuma denúncia contra ele, no entanto, foi protocolada.
Somente mais de um mês depois do crime, o primeiro suspeito de participação no linchamento foi preso. Nicolas Pontes Marques, de 20 anos, foi detido em 16 de maio, após ser abordado por policiais militares. O homem, no entanto, não estava sendo procurado pelo crime, e sim tinha um mandado de prisão em aberto por homicídio. Ao ser abordado, constatou-se que ele tinha, também, participado do linchamento de Alailton.
A segunda prisão aconteceu em 26 de maio. Rogério Souza da Conceição, de 21 anos, foi detido quando trabalhava em uma construção no bairro São Domingos, também na Serra. O delegado Felipe Pimentel Dias, responsável pela investigação do caso, alegou que ele pretendia fugir para a Bahia.