quinta-feira, novembro 21, 2024
24.9 C
Vitória
quinta-feira, novembro 21, 2024
quinta-feira, novembro 21, 2024

Leia Também:

Manifesto LGBTQIA+ chega a 12ª edição em Vitória neste domingo

Justiça ambiental será o tema, de forma inédita. No Sambão do Povo, haverá atrações musicais

O Manifesto LGBTQIA+, que está na 12ª edição, voltará às ruas de Vitória neste domingo (28), com o tema “População LGBTQIA+ na Luta por Justiça Ambiental”. A concentração será às 14h, na Vila Rubim, e os participantes seguirão para o Sambão do Povo, onde haverá várias atrações até às 23h, com mais de 300 artistas.

Segundo Deborah Sabará, coordenadora de Projetos da Associação Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade (Gold), entidade que organiza o evento, será a primeira vez, no Brasil, que um manifesto LGBTQIA+ tem esse assunto como mote.

Ela destaca a importância de chamar atenção para o racismo ambiental, temática que considera ainda pouco discutida. Deborah aponta que os desastres ambientais atingem, principalmente, as periferias e as travestis, principalmente as negras. Isso porque, seja do sistema prisional ou que vivem nas ruas, elas normalmente têm suas raízes nas comunidades periféricas.

Os artistas que se apresentarão são todos do Espírito Santo, destaca Deborah. Ao contrário do último Manifesto, em 2022, a Prefeitura de Vitória tem dado apoio ao evento. De acordo com a ativista, entre as ações da gestão municipal estão a não cobrança de taxa para utilização do Sambão do Povo, disponibilização de bebedouros, atuação da Guarda Municipal e plantio de mudas de Pau Brasil no trajeto da Vila Rubim até o Sambão, conforme solicitado pela Gold.

O evento contará ainda com barracas de comida de moradores da Grande Santo Antônio. Para selecioná-los, foi aberto um edital. Os contemplados, inclusive, passaram por um curso de Precificação no Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). “É uma forma de minimizar o impacto na região com o fechamento de vias e poluição sonora”, diz Deborah, que informa que todo o lixo produzido no Manifesto será encaminhado para reciclagem por meio da Rede de Economia Solidária dos Catadores Unidos do Espírito Santo (Reunes).
O Manifesto LGBTQIA+ sucederá a Semana da Cidadania, também realizada pela Gold e que começou no dia 18 de julho. O último dia será neste sábado (27), com três mesas de debate: “Pessoas em Situação de Rua”, das 10h às 11h30; “Povos Indígenas”, das 13h às 15h30; e “Sistema Prisional”, das 15h30 às 17h. Das 17h30 às 18h , acontecerá uma apresentação musical surpresa. À noite, a partir das 18h, haverá distribuição de péla égua. Todas essas atividades acontecerão na Casa Verde, no Centro de Vitória, onde funciona o Armazém do Campo, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Também no sábado, das 7h às 18h, será realizado o 1º Encontro das LGBTI do Campo, Águas e Floresta do Espírito Santo. A atividade será somente para convidados, na Casa dos Direitos, em Maruípe. 


Manifesto LGBTQIA+ volta às ruas de Vitória em 2024

Após uma pausa, evento já está garantido com verba do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania


https://www.seculodiario.com.br/direitos/manifesto-lgbtqia-volta-as-ruas-de-vitoria-em-2024

Mais Lidas