quinta-feira, novembro 21, 2024
24.4 C
Vitória
quinta-feira, novembro 21, 2024
quinta-feira, novembro 21, 2024

Leia Também:

Movimento estudantil quer gratuidade no transporte no dia do Enem

Reivindicação é de que o passe livre seja no período da manhã, das 8h30 às 13h, e também das 15 às 20h

Acompanhando uma mobilização nacional que busca garantir a mobilidade urbana para quem fará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) no Espírito Santo irão reivindicar passe livre no Sistema Transcol no segundo dia de prova, que será no próximo dia 20 (domingo). O pleito é para que o passe livre seja no período da manhã, das 8h30 às 13h, e também das 15 às 20h.

O diretor de Acesso ao Ensino Superior da UNE e estudante de História da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Raphael Reis Leite, informa que não foi solicitado no Estado o benefício para este domingo (13), primeiro dia de prova, apesar de a mobilização defender que seja para os dois dias. A não solicitação se deu pelo fato de que a Ubes, que lidera a mobilização, decidiu fazê-la nesta semana, não havendo tempo hábil para dar encaminhamento à demanda.

A reivindicação à gestão de Renato Casagrande (PSB) será feita na próxima, abarcando o Transcol e os ônibus municipais de Vitória, uma vez que o sistema está integrado. “Com a pandemia e a crise econômica, questões que parecem pequenas, como pagar R$ 8,40 de passagem para ir e voltar da prova, podem ser um fator que deixe vários estudantes sem fazer o Enem, e, consequentemente, sem acesso a uma universidade pública ou aos programas de acesso ao ensino superior”, aponta Raphael.
Este ano, foram quase 4 milhões de inscritos no Enem, um crescimento de 9,2% em relação à edição de 2021, que teve a menor participação da história. Entretanto, isso não significa, de fato, um avanço, uma vez que se trata da segunda menor participação. O Enem já chegou a registrar mais de 8 milhões de inscritos, em 2014. “Para ir na contramaré dos últimos exames, quando o número de estudantes que fizeram as provas caiu, todo esforço para garantir que os estudantes vão fazer a prova é de extrema importância”, defende.
Gratuidade em Ibatiba
A Prefeitura de Ibatiba, cidade que fica no Caparaó capixaba, já comunicou que irá garantir aos estudantes do município transporte gratuito para fazer a prova. Os interessados em saber mais detalhes sobre o benefício devem procurar a sede da Secretaria Municipal de Educação, das 8h às 17h, ou entrar em contato pelo telefone (28) 3543-1337.

Mais Lidas