sexta-feira, novembro 29, 2024
31 C
Vitória
sexta-feira, novembro 29, 2024
sexta-feira, novembro 29, 2024

Leia Também:

MTE divulga balanço semestral de operações de combate ao trabalho escravo

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou, nesta quarta-feira (30), o balanço das operações de combate à exploração do trabalho análogo ao escravo no primeiro semestre deste ano. Neste período, os auditores fiscais do trabalho realizaram 57 operações, alcançando mais de 9 mil trabalhadores em todo o País. 
 
Em número de trabalhadores libertados em apenas uma operação, o Estado aparece em primeiro lugar no ranking do MTE, com 86 libertações no município de Sooretama, na região norte, em uma propriedade rural. 
 
Já no total de trabalhadores libertados em operações, o Estado fica em segundo no ranking do MTE, com os 86 trabalhadores de Sooretama, perdendo apenas para Minas Gerais em que oito operações realizadas no primeiro semestre resultaram em 91 trabalhadores resgatados. 
 
O número de operações realizada nos primeiros seis meses de 2014 representa 32% do total realizado em 2013, quando foram realizadas 179 ações em todo o País e resgatados 2.063 trabalhadores. No ano passado, mais de 50% dos trabalhadores identificados em condições degradantes vieram do meio urbano, onde as ações fiscais foram intensificadas.
 
Em 2013, a única ação realizada pelo ministério no Estado resultou na libertação de 13 trabalhadores explorados na fazenda Córrego dos Cavalos, na plantação de coco e extração de palmito, em São Mateus, no norte do Estado. O proprietário rural flagrado explorando mão de obra análoga à escrava, Pedro Elias de Martins, foi incluído no cadastro de empregadores criado pelo MTE, conhecido como Lista Suja do trabalho escravo.
 
Na atualização de julho da Lista Suja foram incluídos os nomes de Erildo José Canal, da Fazenda Vista Alegre, de cultivo de café, em Domingos Martins, na região serrana, com 17 trabalhadores explorados; e Nelsinho José Armani, da Fazenda Vargem Grande, também de cultivo de café, em Jaguaré, no norte do Estado, com 38 trabalhadores explorados.
 
Também fazem parte da lista Antônio Carlos de Martin, conhecido como Toninho Mamão (já falecido), da Fazenda Nova Fronteira, em São Mateus (norte do Estado); o Complexo Agroindustrial Pindobas Ltda, em Conceição do Castelo, sul do Estado de propriedade do deputado federal Camilo Cola (PMDB); Infinity Itaúnas Agrícolas S/A (Infisa), em Conceição da Barra, no norte; Marcus Vinícius Duarte Carneiro, da Fazenda Jurema, em Linhares, também no norte do Estado; Pedro Elias de Martins, da Fazenda Córrego dos Cavalos, em São Mateus; Peris Vieira de Gouvêa, da Fazenda Jerusalém, em Alegre, no sul do Estado; e Marcelo Krohling, do Sítio Mundo Novo/Araponga, em Marechal Floriano, na região serrana.

Mais Lidas