Ato na Segunda Ponte irá denunciar violência contra pessoas em situação de rua na Capital do Estado
A Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de Vitória realizará nesta quarta-feira (19), na Segunda Ponte (próximo à rodoviária) um culto ecumênico para denunciar a violência contra a população de rua, além de distribuir almoço, kits de higiene e realizar testagem rápida para HIV. A iniciativa faz parte do Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado pela Pastoral em nível nacional desde 2004.
A data faz alusão a uma chacina em que 10 pessoas em situação de rua foram espancadas com golpes na cabeça na Praça da Sé, em São Paulo, sendo que seis morreram. Três dias depois, a mesma violência aconteceu com mais cinco, levando uma a óbito. Segundo o coordenador da Pastoral, Júlio César Pagotto, a ação tem como apoiadores o Fórum Capixaba de Lutas Sociais, o Fórum de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o Círculo Palmarino.
Entre os parceiros, segundo Júlio, está a Associação Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade (Gold), que irá fazer a testagem das pessoas em situação de rua. “Caso seja detectado que a pessoa é soropositiva, encaminharemos para o Centro de Testagem e Acolhimento da Prefeitura de Vitória”, diz a coordenadora de projetos e ações da Gold, Deborah Sabará. Tanto a Associação quanto a Pastoral distribuirão kits higiene e limpeza.