sábado, novembro 23, 2024
23.9 C
Vitória
sábado, novembro 23, 2024
sábado, novembro 23, 2024

Leia Também:

​Programação do Manifesto LGBTQIA+ começa nesta sexta-feira

Mutirões, passeios, exibição de filmes e oficinas constam na programação, que termina no Sambão do Povo

Começa nesta sexta-feira (22), a programação da 11ª edição do Manifesto LGBTQIA+, que volta às ruas de Vitória após dois anos de pausa em virtude da pandemia do coronavírus. Será uma semana de atividades como mutirão de retificação do registro civil para pessoas trans, passeio turístico, piquenique, exibição de filme, oficinas e, por fim, no dia 31 de julho, o tradicional manifesto, com expectativa de reunir cerca de 10 mil pessoas no Sambão do Povo, em Vitória.

A coordenadora de Ações e Projetos da Associação Grupo Orgulho Liberdade e Dignidade (Gold), Deborah Sabará, explica que os locais escolhidos para que as ações aconteçam são os que “normalmente ninguém quer”, como presídios, comunidades periféricas e o Sambão, que muitas vezes é preterido para realização de eventos.

Com o título “Close, close, close”, o Manifesto faz menção ao bordão de Cleópatra Santana, mulher trans reverenciada pela comunidade LGBTQIA+ capixaba, falecida em 2020, durante a pandemia da Covid-19. “A gente festeja, mas também reivindica e cobra. É um manifesto em que a alegria também tem uma função de subverter essa ordem LGBTfóbica que existe no Brasil”, declara Diego Herzog Peruch, presidente da Gold.
Gold

A primeira atividade será o mutirão de retificação do registro civil para pessoas trans, nesta sexta-feira (22), na sede da Gold, em Vitória. Essa ação é uma parceria com a Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES). No dia seguinte, às 16h20, acontecerá o passeio na Rota Turística São Benedito, no Morro São Benedito, localizado no Território do Bem, onde é desenvolvida uma atividade de turismo comunitário que resgata parte da história da região e rememora moradores para a construção dessa trajetória.

No domingo (24), às 14h, acontece o piquenique da Gold, no Parque Moscoso. A população carcerária está contemplada na programação com a exibição do filme Os Primeiros Soldados, nesta segunda-feira (25), a partir das 9h. Essa atividade será na Penitenciária de Segurança Média II (PSME II), em Viana.

Além do piquenique, outra ação que acontecerá no Parque Moscoso será a oficina de Vogue Ballroom, na quarta-feira (27), às 14h. O filme Os Primeiros Soldados terá uma exibição aberta ao público na quinta-feira (28), às 19h, no Palácio Sônia Cabral, em Vitória, na Cidade Alta. Um dia depois acontecerá, às 14h, o Encontro Defensoria Pública do ES e Movimento LGBTQIA, na DPES, no Centro de Vitória. A programação finaliza no domingo (31), com o XI Manifesto LGBTQIA+, no Sambão do Povo, Vitória.
A organização do Manifesto foi marcada por polêmicas que culminaram, inclusive, na exoneração do então secretário de Cultura de Vitória, Luciano Gagno, após Deborah Sabará registrar Boletim de Ocorrência (BO) contra ele por crime de racismo. O BO foi registrado em 8 de julho, depois da reunião da Gold com o atual então gestor. Na ocasião, ele afirmou que “a comunidade LGBTQIA+ não faz parte da nossa política”.
Essa afirmação foi feita em resposta à solicitação da entidade de auxílio para a 11ª Parada do Orgulho LGBTQIA+. Entre os pedidos estavam palco, iluminação e banheiro, itens que, conforme recorda Deborah, a prefeitura já tem e disponibiliza para vários eventos realizados na cidade. Também foi solicitado recurso financeiro para custear atrações artísticas.
A Gold também vai entrar com liminar, por meio da Defensoria Pública do Estado (DPES), para garantir que a gestão de Lorenzo Pazolini (Republicanos) auxilie no evento, como tem feito com outros, como a Festa de São Pedro e Festa das Paneleiras.


Denunciado em BO, Luciano Gagno é exonerado da pasta de Cultura em Vitória

Ex-secretário foi denunciado pela ativista Deborah Sabará, após dizer que comunidade LGBTQIA+ não faz parte da política da atual gestão


https://www.seculodiario.com.br/cultura/denunciado-em-bo-luciano-gagno-e-exonerado-da-pasta-de-cultura-em-vitoria

Mais Lidas