Mutirões, passeios, exibição de filmes e oficinas constam na programação, que termina no Sambão do Povo
Começa nesta sexta-feira (22), a programação da 11ª edição do Manifesto LGBTQIA+, que volta às ruas de Vitória após dois anos de pausa em virtude da pandemia do coronavírus. Será uma semana de atividades como mutirão de retificação do registro civil para pessoas trans, passeio turístico, piquenique, exibição de filme, oficinas e, por fim, no dia 31 de julho, o tradicional manifesto, com expectativa de reunir cerca de 10 mil pessoas no Sambão do Povo, em Vitória.
A coordenadora de Ações e Projetos da Associação Grupo Orgulho Liberdade e Dignidade (Gold), Deborah Sabará, explica que os locais escolhidos para que as ações aconteçam são os que “normalmente ninguém quer”, como presídios, comunidades periféricas e o Sambão, que muitas vezes é preterido para realização de eventos.
A primeira atividade será o mutirão de retificação do registro civil para pessoas trans, nesta sexta-feira (22), na sede da Gold, em Vitória. Essa ação é uma parceria com a Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES). No dia seguinte, às 16h20, acontecerá o passeio na Rota Turística São Benedito, no Morro São Benedito, localizado no Território do Bem, onde é desenvolvida uma atividade de turismo comunitário que resgata parte da história da região e rememora moradores para a construção dessa trajetória.
No domingo (24), às 14h, acontece o piquenique da Gold, no Parque Moscoso. A população carcerária está contemplada na programação com a exibição do filme Os Primeiros Soldados, nesta segunda-feira (25), a partir das 9h. Essa atividade será na Penitenciária de Segurança Média II (PSME II), em Viana.