Estão inseridos negros, quilombolas, religiões de matriz africana, ciganos, indígenas e pomeranos
A proposta de um Plano de Equidade Racial para o Espírito Santo vai ser apresentada na próxima terça-feira (31), às 17h, no Museu Capixaba do Negro (Mucane). O documento, cuja elaboração foi articulada pelo Movimento Negro, contempla, ainda, pautas dos quilombolas, religiões de matriz africana, ciganos, indígenas e pomeranos.
As propostas foram elaboradas por meio de um Grupo de Trabalho (GT), do qual participaram representantes desses segmentos e da gestão de Renato Casagrande (PSB). Representante da Unidade Negra Capixaba no GT, Nelma Monteiro informa que a apresentação será aberta ao público, mas que o intuito não é levar apontamentos de novas propostas ou reformulações, pois entende-se que a sociedade civil já está representada nos segmentos que fizeram parte do GT e protagonizaram a elaboração.
Uma das propostas inseridas no plano foi a criação da Secretaria de Equidade Racial. Nelma recorda que a gestão estadual chegou a sinalizar a possibilidade de criação de uma subsecretaria, mas os integrantes do GT mantiveram a defesa da criação de uma pasta independente.