Movimento Negro quer ver versão final do documento e reivindica encaminhamento à Assembleia
Representantes da Unidade Negra Capixaba vão se reunir no próximo dia 27 com a secretária estadual de Direitos Humanos, Nara Borgo, para tratar do Plano Estadual de Equidade Racial. Entidades do Movimento Negro se queixam que o documento, apesar de já ter sido elaborado por uma comissão composta por representantes do poder público e da sociedade civil, ainda não foi encaminhado à Assembleia Legislativa.
O militante do Centro de Estudos da Cultura Negra (Cecun), que faz parte da Unidade Negra Capixaba, Luiz Carlos Oliveira, informa que a Coordenação Operativa quer não somente tratar do envio do plano para os deputados o quanto antes, mas também ver a versão final para verificar se está a contento. Ele explica que a comissão criou o documento e entregou para a gestão de Renato Casagrande (PSB), que não mais deu notícias.
A criação da Coordenação foi uma deliberação da plenária “Movimento Negro Capixaba e Brasileiro: Desafios e Perspectivas para Conquistas de Políticas para Equidade Racial e Reparatórias”, realizada em 27 de abril, em Vitória.
A Unidade Negra Capixaba também reivindica a criação de um comitê interinstitucional, com o objetivo de monitorar, avaliar e aferir as políticas públicas a serem implementadas, com a participação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Uma nova agenda é aguardada para debater o assunto.

Unidade Negra se mobiliza pela implantação do Plano Estadual de Equidade Racial

Grupo de Trabalho irá criar Plano Estadual de Equidade Racial
