sexta-feira, novembro 22, 2024
24.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 22, 2024
sexta-feira, novembro 22, 2024

Leia Também:

​Salva-vidas de Guarapari descartam possibilidade de nova greve

Prefeitura já adquiriu alguns equipamentos de proteção, mas não apresentou projeto dos postos de salvamento

Os salva-vidas de Guarapari, na Grande Vitória, descartam a possibilidade de retomar o movimento grevista, já que a gestão de Edson Magalhães (PSDB) adquiriu os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) reivindicados pelos trabalhadores. Até o momento, já foram fornecidos uniforme e protetor solar. As nadadeiras e o life belt, uma pequena prancha utilizada no resgate da vítima de afogamento, ainda não chegaram.

Conforme informa o diretor do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Guarapari (Sintrag), Vagner Basílio, tanto as nadadeiras quanto o life belt já foram encomendados, mas a empresa que os fornece pediu extensão no prazo de entrega por falta de material no mercado para produção. A previsão é que esses equipamentos cheguem na próxima semana.

Os trabalhadores também reivindicam a construção de postos de salvamento, espaços nos quais podem utilizar banheiro, ter água potável à disposição, se proteger do sol e da chuva. Vagner afirma que a gestão municipal informou que o projeto dos postos será apresentado até março, com foco nas praias onde é possível, no momento, a construção. Em dezembro último, quando os salva-vidas chegaram a entregar de greve, a Prefeitura informou que, no caso da Praia do Morro era preciso aguardar a conclusão da obra de alargamento, de responsabilidade do Governo do Estado, assim como nas praias de Santa Mônica e Setiba, que também serão revitalizadas, para construção dos postos.
Os salva-vidas também reclamam do quadro reduzido de profissionais. No final de outubro, a gestão de Edson Magalhães divulgou edital para contratação de 100 guarda-vidas, que atuarão em Designação Temporária (DT), com contrato de seis meses prorrogável por mais seis. A publicação do edital foi um dos compromissos assumidos pela prefeitura para que fosse cessada a greve que os trabalhadores tinham iniciado uns dias antes.
Também foi assumido, por parte da Prefeitura, o compromisso de nomear os aprovados no último concurso público, já que existem cerca de 35 no cadastro de reserva. Vagner relata que, segundo a Prefeitura, a nomeação depende da aprovação do orçamento 2024.


Verão em Guarapari começa com greve dos salva-vidas

Trabalhadores reivindicam aumento do efetivo, criação de postos de salvamento nas praias e EPIs


https://www.seculodiario.com.br/direitos/verao-em-guarapari-comeca-com-greve-dos-salva-vidas

Mais Lidas