A entidade do Movimento Negro Círculo Palmarino vai realizar mais um sarau literário no próximo sábado (6/10). Dessa vez, a homenageada do encontro é a Dona Rosa Miranda, militante do movimento negro e dos Direitos Humanos.
Rosa é do Grupo Afro Kizile, que atua na região de Jacaraípe, na Serra, e uma das fundadoras do Centro de Defesa dos Direitos Humanos da Serra (CCDH-Serra). Também ajudou a fundar o Movimento Nacional dos Direitos Humanos no Espírito Santo, tendo atuação de destaque na década de 90 no Fórum Reage-ES contra o crime organizado, a violência e a impunidade. Rosa é ainda matriarca de uma família tradicional do movimento negro, a Nascimento Miranda.
De acordo com um dos organizadores do Sarau Palmarino, Lula Rocha, o evento é “um vendaval que espalhará poesia, afeto, luta e resistência pela cidade. Vamos dizer através da arte que não aceitamos o racismo, o machismo, a LGBTfobia e qualquer forma de opressão. Também será uma homenagem à grande guerreira Dona Rosa Miranda, por sua história de luta pelos direitos das mulheres e homens negros e sua importância na organização do nosso povo para a luta, sem perder a ternura”.
O 3º Sarau Palmarino do ano de 2018 será realizado no Bar da Zilda, reduto da cultura negra capixaba.
Atividade: Sarau Palmarino
Data: 06/10/2018
Horário: 15h
Local: Bar da Zilda – Rua Maria Saraiva – Centro – Vitória-ES.