Mobilização foi suspensa após garantia do governo federal de que o acordo coletivo será assinado ainda este mês
A paralisação de 48h dos trabalhadores da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), que começaria nesta terça-feira (24), foi suspensa após a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), do governo federal, aprovar o acordo coletivo firmado entre os trabalhadores e a empresa. Assim, a greve por tempo indeterminado, que começaria em primeiro de junho, também foi cancelada.
Diante da recusa da Sest em aprovar o acordo, a paralisação e a greve haviam sido aprovadas em assembleia na semana passada. O diretor financeiro do Sindicato Unificado da Orla Portuária do Espírito Santo (Suport/ES), Roberto Hernandes, informa que a Sest assumiu o compromisso de que a assinatura do acordo será feita até o final deste mês.
A possibilidade de greve por causa do acordo foi descartada, mas está mantida a mobilização nacional dos portuários, que aprovaram estado de greve em todos os portos do Brasil, em plenária nacional realizada em Brasília nos dias 17 e 18, da qual o Suport/ES também participou. A insatisfação é contra a privatização das Autoridades Portuárias e a concessão de administrações portuárias a empresas privadas.