Movimento faz parte de uma mobilização que tem como pauta principal a realização de concurso
Os trabalhadores dos Correios no Espírito Santo aprovaram, em assembleia realizada nessa terça-feira (19), o estado de greve e adesão à paralisação nacional marcada para o dia 4 de abril. A mobilização, que ocorre em todo o Brasil, tem como principal pauta a realização de concurso público. Além disso, os trabalhadores se opõem ao fato de a atual gestão da empresa não cumprir o Acordo Coletivo da categoria.
O estado de greve e a paralisação foram aprovados em Plenária da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect), realizada no final de fevereiro, reunindo sindicatos de todo o Brasil. Agora, as bases, nos estados, discutem a ratificação ou não dessa decisão.
Ela destaca, ainda, que até mesmo os direitos do último Acordo Coletivo, assinado no final de 2023, têm se tornado inacessíveis. A dirigente sindical informa a aplicabilidade do acordo dependia de um documento a ser divulgado pelos Correios sobre como proceder. Entretanto, isso foi feito há menos de 30 dias. Agora, os trabalhadores estão na expectativa de ver o Acordo Coletivo de fato entrar em vigor.