quinta-feira, novembro 28, 2024
23.9 C
Vitória
quinta-feira, novembro 28, 2024
quinta-feira, novembro 28, 2024

Leia Também:

Unegro-ES realizará homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra

No próximo dia 1º de agosto, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres Negras Latino Americanas e Caribenhas, lembrado no dia 25 de julho, a União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro-ES) irá realizar, no Teatro Municipal de Vila Velha, a homenagem “Mulheres Negras: invisibilidade, desafios e estratégia de sobrevivência na política”. Realizado pela sexta vez consecutiva, o evento está marcado para as 16 horas.

Segundo a organização, serão homenageadas mulheres negras do campo e da cidade, “como forma de realçar suas histórias de vida, de superação, altivez na luta social e política, valorizando a ancestralidade da mulher negra”. Entre elas, estão a médica Henriqueta Tereza do Sacramento, servidora da Prefeitura de Vitória e da Faculdade Emescam por sua história de luta pela saúde da população negra; em especial, contra a anemia falciforme. Também mulheres quilombolas de Conceição da Barra, no Norte do Estado, e de Itapemirim, no Sul. Além de, entre outras, Graciete de Souza, do Conselho Popular de Vitória, e a vice-governadora, Jaqueline Moraes.    

“Está data é uma oportunidade de reflexão e de luta sobre as condições de vida das mulheres negras triplamente atingidas pela interface do racismo com o machismo e a exploração de classe. Resquícios do período escravocrata são perceptíveis nos baixos salários, elevado índice de desemprego, abortos clandestinos e inseguros, cultura do estupro, feminicídios, violência obstétrica e acesso precário aos sistemas públicos de saúde, invisibilidade, e pouca representatividade nos espaços de poder”, diz o comunicado que divulga o evento. 

Mesa Redonda

A homenagem terá ainda uma mesa redonda que irá debater temas centrais na contemporaneidade, como Reforma da Previdência com a procuradora federal Janice Muniz; pacote anticrime do ministro Sérgio Moro com a advogada criminalista Carla Pedreira; e a invisibilidade, desafios e estratégia de sobrevivência das mulheres negras na política com a vice-governadora Jaqueline Moraes.

Também faz parte da programação a apresentação de contração de história com Fábio Pererê e Cláudia Viúva Negra, e performance artística de samba com Xis Maqueda. A Unegro é uma organização do Movimento negro, que completou no último dia 14 de julho, 31 anos de luta contra o racismo no Espírito Santo e no Brasil. 

Serviço

Mulheres Negras: invisibilidade, desafios e estratégia de sobrevivência na política

Quando: 01/08/2019 às 16:00

Onde: Teatro Municipal de Vila Velha, Praça Duque de Caxias, Centro.

Mais Lidas