Os professores da rede municipal de Viana vão realizar um ato público na manhã e tarde desta quinta-feira (20) pela valorização da educação pública. Por conta do ato, as aulas dos turnos matutino e vespertino das escolas municipais vão começar mais tarde.
A principal bandeira do magistério de Viana é a valorização da educação pública. De acordo com diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado (Sindiupes), Christovam Mendonça, o salário inicial dos professores com graduação no município é muito baixo e toda a categoria luta por reajuste digno desde a entrada na carreira.
Ele acrescenta que, além do ato público, também vai ser realizada uma assembleia da rede municipal, em que pode ser votado o indicativo de greve.
O Sindiupes convidou a comunidade de Viana para participar do ato público, que pretende fechar a BR-262, que corta o município, nas imediações do Centro de Aperfeiçoamento de Líder Rural (Calir). Christovam conta que o movimento já teve larga adesão de pais de alunos, da comunidade e de movimentos sociais.