quinta-feira, novembro 21, 2024
24.4 C
Vitória
quinta-feira, novembro 21, 2024
quinta-feira, novembro 21, 2024

Leia Também:

Coletivo arrecada doações de material escolar para crianças

Campanha Kit dos Cria já beneficiou 40 estudantes de Conquista, mas a meta é passar de uma centena 

A volta às aulas vem chegando e com ela a expectativa das crianças e jovens. O material escolar é um dos elementos motivacionais para esse período, especialmente para crianças. Mas infelizmente nem todos os pais e responsáveis têm condições de comprá-los. Levando em conta esse contexto, o coletivo Zacimba Educa criou a campanha Kit dos Cria, com doações em material e em dinheiro que já conseguiu atingir 40 alunos entre 3 e 18 anos de idade que moram no bairro Conquista, na Grande São Pedro, em Vitória, onde o grupo atua.

O kit inclui dois lápis, duas canetas, kit de lápis de cor, borracha, régua, cola, apontador, caderno de escrita, caderno de desenho, escova de dente, estojo e mochila. Porém, a lista de espera ainda conta com 65 crianças da região, de modo que a campanha para doações foi estendida até 11 de fevereiro pela manhã, já que pela tarde deve acontecer a entrega dos últimos kits. 

Ao longo da campanha a lista foi crescendo. “Teve uma criança, que vendo eu contemplar outras crianças, se aproximou e disse que estava aprendendo a ler, perguntou se ele poderia ganhar um kit escolar também. Eu registrei o nome dele e da responsável e me comprometi a lhe entregar o seu kit escolar”, conta João Ikaforede, um dos organizadores da campanha.

Divulgação

As doações podem ser feitas montando kits e entregando na Corpus Academia, em Jardim Camburi, ou com contribuição de qualquer valor via Pix ou PicPay. Além disso, a empresa Laja Records está vendendo uma camisa alusiva ao Kit dos Cria cuja renda das vendas será destinada ao projeto. Veja todas as informações sobre como doar aqui.

João Ikaforede relata que já foram recebidos diversos tipos de doações. “Teve gente deixando o kit pago em papelaria e fomos buscar, uma mulher que mora nos Estados Unidos comprou 20 mochilas e mandou entregar a familiares daqui. Quando os valores da conta se acumulam vamos a lojas de atacado para comprar a um valor mais em conta”, explica.

Mas a intenção não é apenas assistencialista. “Nossa intenção é principalmente incentivar as crianças para iniciar o ano motivados e evitar a evasão escolar, criando uma relação também com os pais e a comunidade”, diz João. A própria rede de contatos construída para receber as doações tem sido movimentada para manter um diálogo com pais e responsáveis pelas crianças. “A escola tem responsabilidades, mas os pais e a comunidade também têm. Ao longo do ano pretendemos realizar atividades com práticas literárias, de desenhos, escrita, poesia, slam. Para isso, os materiais doados também serão úteis. 

Crianças receberem mochilas novas com kits escolares. Foto: Divulgação

Depois do fim da ação do Kit dos Cria em fevereiro, o desafio para o mês seguinte é a realização da Copa Marina Bonzoca, um torneio de futsal em homenagem a uma líder comunitária falecida há cinco anos que lutou por várias conquistas para o bairro, entre elas a quadra de esportes onde será realizado o torneio, que ela não pode ver finalizada em vida. “A partir dessa iniciativa queremos fomentar o resgate de pessoas que contribuíram para construir a história da comunidade, a melhorar a qualidade de vida e trazer pertencimento aos moradores. Pessoas que tiveram muito amor e zelo pelo bairro”, afirma João.

Um bairro que traz Conquista no nome, com letra maiúscula.

Mais Lidas