quinta-feira, novembro 28, 2024
27.1 C
Vitória
quinta-feira, novembro 28, 2024
quinta-feira, novembro 28, 2024

Leia Também:

Estado terá 17 escolas funcionando em período integral

O governo do Estado anunciou nesta sexta-feira (20) que 17 escolas da rede estadual (ensino médio e fundamental) funcionarão em tempo integral a partir de 2014.  A medida atende ao Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê que nos Estados, 25% dos estudantes devem estudar em tempo integral.  
 
“Nossa intenção é atender a esta meta e avançar. Queremos ter 50% dos alunos estudando em tempo integral até 2030”, disse o secretário Estadual de Educação, Klinger Barbosa. 
 
Em 2014, 2,6 mil vagas serão disponibilizadas em tempo integral no ensino fundamental e médio. Além da jornada ampliada, o currículo também será diferenciado. Segundo o Estado, as inscrições para as escolas vão começar na próxima segunda (23), diretamente nas unidades com turmas de tempo integral. 
 
A oferta será distribuída pelos municípios de Águia Branca, Alegre, Baixo Guandu, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Ecoporanga, Fundão, Guaçuí, Linhares, Montanha, São Mateus, Venda Nova do Imigrante, Vila Pavão e Vila Velha, abrangendo 10 regionais da Secretaria de Educação. 
 
Os alunos vão estudar em jornada de 38 aulas semanais, das 7 às 16h20, com intervalo de almoço. Além das disciplinas comuns e mais quatro áreas para a escolha de atividades. “O estudante ainda deverá optar por atividades que o preparem para o mercado de trabalho, como aulas de empreendedorismo e informática, e por mais dois campos de estudos que envolvam arte, cultura e esportes. Nessa área, há opções como teatro, dança, fotografia, música, atletismo, vôlei, conforme o planejamento da escola”, disse Klinger
 
Para inscrever os alunos, os pais devem comparecer à unidade de ensino onde haverá a oferta de turmas em tempo integral, no período de 26 de dezembro a 6 de janeiro, com documento de identificação do estudante, comprovante de residência original de escolaridade. 
 
Os alunos que já fizeram a solicitação de vagas no ensino regular também podem participar da seleção para turmas de tempo integral sem prejuízo da vaga original, caso não consiga uma na nova modalidade.  

Mais Lidas