Entre os 600 nomeados, há 102 negros e quatro PCDs. Em novembro, professores e pedagogos também serão nomeados
Seiscentos candidatos aprovados no concurso público de junho deste ano, para o cargo de Agente de Suporte Educacional (ASE), estão nomeados pelas Secretarias de Estado da Educação (Sedu) e de Gestão e Recursos Humanos (Seger). A nomeação e a chamada para a posse e escolha de posto de trabalho foram publicadas no Diário Oficial dessa quarta-feira (19), por meio do Decreto nº 1802-S e do Edital 1/2022, respectivamente.
Entre as 600 vagas, 102 foram destinadas a negros e quatro para Pessoas Com Deficiência (PCDs). Para as vagas previstas para indígenas, porém, “não houve candidatos aprovados”, informa o edital.
Em suas redes sociais, o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, anunciou que a expectativa é de que os outros 900 aprovados no mesmo concurso sejam nomeados no dia 30 de novembro, sendo 800 vagas para professores e 100 para pedagogos.
Com a agenda de publicações oficiais, o Estado cumpre o compromisso firmado com o Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos do Espírito Santo (Sindpúblicos-ES) de empossar, ainda este ano, os 1,5 mil aprovados no certame.
A entidade afirma que a vitória conquistada é fruto da “luta do sindicato, que denunciou o excesso de DT’s [Designação Temporária] na educação, inclusive na esfera judicial, e realizou toda uma pressão política para cumprimento da legislação que preconiza a obrigatoriedade de concurso público para cargos efetivos”.
O Sindipúblicos ressaltou ainda o protagonismo da gestão de Renato Casagrande (PSB) na questão. “É preciso destacar que, mesmo após decisão judicial, inclusive com condenação pelo Tribunal de Contas do Estado do ES (TCE-ES), o ex-secretário de Educação do governo Paulo Hartung, Haroldo Rocha, se negava a cumprir a realização do concurso”.
Reuniões setoriais
Além da Educação, outras categorias do serviço público capixaba estão tendo suas pautas tratadas em uma série de reuniões iniciadas na semana passada entre a coordenação de campanha de Casagrande e o Sindipúblicos. Entre elas, estão os servidores do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper); do Departamento de Edificações e de Rodovias (DER); do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf); Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema); Departamento Estadual de Trânsito (Detran); Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN); e do Instituto de Previdência dos Servidores do ES (Ipajm).
Segundo o presidente do sindicato, Iran Caetano, a maioria das pautas das categorias passa por concursos públicos, que é demanda geral do sindicato, além de auxílio-alimentação, reajuste das perdas salariais, redução de servidores em Designação Temporária (DTs) e reajuste das diárias para trabalhos fora do município.
Os encontros com os servidores públicos consagra a histórica abertura de uma mesa de diálogo com o Palácio Anchieta, realizada há um mês, por meio de uma reunião entre o sindicato e o governador. Na ocasião, foram abordadas as 17 pautas elencadas durante o último congresso da entidade e algumas já foram alvo de comprometimento por parte do candidato à reeleição.
“Eu vejo como uma janela de oportunidade que a gente tem, para apresentar as demandas do serviço público em um diálogo mais direto. Era uma crítica que a gente tinha contra os governos, que nunca dialogavam com os servidores. Agora está sendo resolvida”, avalia o presidente.
Campanha de Casagrande estreita diálogo com servidores públicos estaduais
Agenda de reuniões com associações detalha pautas específicas das categorias para melhoria do serviço público