O evento, organizado por estudantes e professores, tem objetivo de recepcionar os novos alunos, vindos de diversas regiões do Estado, e integrá-los à comunidade universitária. A programação é aberta ao público, a partir das 9h,e contará com palestra do poeta, agricultor e professor da Faculdade do Sul da Bahia (Fasb), Ademar Bogo.
A formação de mais educadores do campo é essencial para o fortalecimento das comunidade rurais, como bem destaca a coordenadora do curso, Débora Monteiro do Amaral. “Com a chegada de mais 80 estudantes, esperamos continuar fortalecendo a Educação do Campo e lutando contra o fechamento das escolas nessas regiões, além de promover uma educação emancipatória no meio rural”, explica.
O governo Paulo Hartung, desde que assumiu em 2015, fechou dezenas de escolas do campo, contrariando completamente a legislação e a luta das comunidades e dos educadores. Um exemplo em curso é da escola do Assentamento Madre Cristina, em Pancas, criada com muita luta pelos assentados, há dez anos, e que agora, teve sua municipalização anunciada oficialmente, com rumores, nos bastidores, da intenção do Estado e do município de fechá-la.
A justificativa, conta Débora, é o reduzido número de alunos, menos de dez matriculados para 2018, o que não encontra, no entanto, respaldo legal. “Não importa o número de alunos. Se tem um aluno, é preciso manter a escola”, afirma.
No caso de Pancas, inclusive, a demanda da comunidade é pela expansão da escola, para abrigar também a educação infantil. “O Comitê Estadual de Educação do Campo tem feito várias denúncias no Ministério Público contra esses fechamentos de escolas”, conta a coordenadora e conselheira.
O curso
O curso de graduação em Licenciatura em Educação do Campo, no campus Goiabeiras, teve início em 2014. Ao se formarem, os alunos estão aptos para atuarem em escolas do campo, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, nas áreas de Linguagens (Língua Portuguesa, Artes, Literatura e Educação Física) e Ciências Humanas e Sociais (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), e também na gestão de processos educativos escolares e comunitários.
Assim como na Pedagogia da Alternância, o curso organiza-se em Tempo-Universidade, período em que os estudantes têm aulas na Ufes, e Tempo-Comunidade, em que eles desenvolvem atividades acadêmicas, principalmente de pesquisa, em seus municípios de origem, com orientação dos professores.
Serviço:
Aula inaugural da 4ª turma
Data: 8/01/2018
Local: Auditório Manoel Vereza – Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) – campus de Goiabeiras
Programação:
8h às 9h – Credenciamento e café coletivo
9h às 9h30 – Mística
9h30 – Composição da mesa de abertura
10h às 11h – Palestra com o Prof. Dr. Ademar Bogo
11h00 às 11h30 – Debate
11h30 às 12h – Mística de encerramento