Os professores da rede municipal de Vila Velha prometem fazer novas manifestações nesta quinta-feira (15) no município. A categoria programa dois atos públicos para a tarde desta quinta, com mobilizações no acesso à Terceira Ponte e na Câmara. Os professores pretendem entregar a pauta de reivindicações da categoria aos vereadores.
Por conta dos protestos, no turno vespertino, os professores vão ministrar aulas apenas no período da manhã, já que o primeiro ato público está marcado para as 15h30 no acesso à Terceira Ponte. De lá, os professores seguem para a Câmara Municipal onde entregam a pauta de reivindicações ao Legislativo municipal e solicitam audiência pública sobre as questões salariais.
A mobilização desta quinta é mais uma da série de protestos que vêm sendo promovidos pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado (Sindiupes) cobrando do prefeito Rodney Miranda (DEM) o reajuste salarial e o cumprimento das promessas feitas durante a campanha eleitoral. À ocasião, Rodney assinou carta-compromisso com os servidores da Educação de Vila Velha.
O magistério de Vila Velha nunca deixou de ter reajuste salarial ou pelo menos a reposição da inflação do período na gestão anterior. O executivo municipal, no entanto, insiste em alegar que as dívidas herdadas da administração do ex-prefeito Neucimar Fraga (PV) impedem o reajuste salarial.
Além do reajuste, os professores também reivindicam benefícios como o auxílio alimentação, vale transporte e plano de saúde.