Categoria cobra reajuste de 22,7%; revogação de medidas do Governo Bolsonaro; e fim da precarização
A possibilidade de entrar em estado de greve será votada pelos professores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) na próxima quinta-feira (21), às 16h, na sede da Associação dos Docentes (Adufes). A categoria pleiteia, em todo o país, 22,71% de reajuste salarial em três parcelas iguais de 7,06%, nos meses de maio de 2024, 2025 e 2026. Contudo, no último dia 28, durante reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente, o Governo Federal sinalizou que não atenderá à pauta este ano.
“Durante todo o ano de 2023, o Andes Sindicato Nacional participou de diferentes mesas de negociação. Negociação, de fato, não houve, o que houve foi zero como resposta à nossa reivindicação salarial. Não podemos mais esperar. A greve, como instrumento legítimo de luta, precisa ser discutida com a categoria”, diz a presidente da Adufes, Ana Carolina Galvão.
Outra reivindicação não atendida foi a realização do “revogaço” das medidas do Governo Bolsonaro, como a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 32, que trata da reforma administrativa, que ainda tramita no Congresso Nacional. Os docentes também reivindicam a reestruturação de suas carreiras.
Soma-se a esse cenário, segundo a Adufes, a precarização das condições de trabalho e o subfinanciamento das universidades federais, institutos federais e centros federais de educação tecnológica, já que estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), aponta que 100% das universidades federais receberam, entre 2010 e 2022, valores inferiores ao necessário para manter o patamar de despesas por matrículas.
Por isso, em todo o Brasil, os professores irão votar o indicativo de greve para levar o posicionamento das bases para a plenária do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), na próxima sexta-feira (22), na qual a discussão sobre a realização ou não da greve será feita.
A assembleia da Adufes contará com a presença do presidente do Andes, Gustavo Seferian Scheffer Machado. Antes, nessa segunda-feira (18), às 17h30, também na associação, será realizada uma reunião preparatória como forma de discutir ações para difundir informações sobre as reivindicações e a realização da assembleia para toda a categoria.