Com a decisão, chega ao fim o impasse entre o magistério e a gestão de Arnaldinho Borgo
Os professores da rede municipal de Vila Velha aprovaram, nesta quinta-feira (11), as alterações no Plano de Cargos e Salários, em assembleia realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes). O Plano sofreu mudanças por parte da gestão de Arnaldinho Borgo (Podemos) no final de 2022. Desde então, a categoria passou a pleitear que a administração voltasse atrás e retomasse o anterior. Agora, as alterações serão encaminhadas para votação na Câmara Municipal.
Apesar da aprovação, não houve retorno ao plano da forma como ele era antes. A diretora do Sindiupes, Jerusa Maria Gujanwski, informa que a categoria aprovou diante da volta da promoção por tempo de serviço, que havia sido retirada. “Não é o plano perfeito, mas é o que tem para hoje. Foi aprovado, mas com o tempo podem ser feitas emendas, colocar novas cláusulas”, afirma. A “imperfeição” do plano, explica, está, por exemplo, na possibilidade de perda da promoção por mérito, caso o trabalhador tenha tirado mais de 30 dias de atestado.
Embora o prefeito tenha noticiado em dezembro último o aumento salarial dos professores, afirmando que Vila Velha passaria do pior salário da Grande Vitória para o melhor, Vinícius afirma que não haverá muitos efeitos positivos, pois “aumenta salário, mas retrocede na carreira do magistério”.