Ao contrário do pleito do grupo, Adriana Sperandio afirma que renovação de 740 contratos DTs garante o calendário escolar
O grupo Professores Associados pela Democracia de Vitória (Pad-Vix) requereu à Secretaria Municipal de Educação (Seme), gerida Adriana Sperandio, e à equipe de transição da Capital uma reunião para tratar das reivindicações do magistério, que são a renovação dos contratos dos professores em Designação Temporária (DTs) e a convocação dos aprovados no último concurso. Nessa sexta-feira (4), a gestão de Luciano Rezende (Cidadania) anunciou em seus canais de comunicação a renovação de 740 contratos, mas a Pad-Vix defende ser pouco e afirma não ter resposta por parte sobre a convocação dos concursados.
Em reunião entre os professores e o secretário adjunto de Gestão e Estratégia, Clevis Stoco no dia 24 de novembro, foi afirmado que os aprovados seriam convocados, sendo a quantidade informada até o dia 27, o que não aconteceu. “Se não há resposta, não há confirmação de que de fato serão convocados. Quanto mais o tempo passa, mais complexo é efetuar as nomeações para o próximo ano letivo. Não queremos começar 2021 com um quadro de profissionais incompleto, queremos garantir um atendimento de qualidade na educação infantil e no ensino fundamental”, diz o diretor executivo da associação, Aguinaldo Rocha de Souza.
Aguinaldo acredita que é inviável não renovar os contratos em meio a uma crise sanitária, quando não é possível fazer processo seletivo devido à necessidade de evitar aglomerações. Ele também destaca a conjuntura atual de alto índice de desemprego. Além do Governo Casagrande (PSB), que anunciou a renovação dos DTs da Secretaria de Educação (Sedu), Aguinaldo afirma que os demais municípios da Grande Vitória fizeram o mesmo. Portanto, os de Vitória que não tiverem seus contratos renovados terão dificuldade de arranjar outra oportunidade de trabalho, somando-se aos inúmeros educadores que em 2020 não conseguiram vaga e encontram-se desempregados.
Segundo a prefeitura, a relação nominal das renovações será enviada para cada escola nesta quarta-feira (9). “A renovação dos contratos temporários de 740 profissionais do Magistério atende ao que permite a legislação, considerando tratar-se de postos em substituições decorrentes de afastamentos legais temporários. Esses profissionais garantem o calendário curricular 2020/2021, assegurando aos estudantes o direito à aprendizagem”, afirmou a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.