Carta aberta ao prefeito Edson Magalhães destaca aumento de recurso do Fundeb e redução no custeio de pessoal
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes) divulgou uma carta aberta ao prefeito de Guarapari, Edson Magalhães (PSDB), denunciando o achatamento da tabela de vencimentos. “A remuneração dos profissionais da rede municipal encontra-se defasada, com perdas históricas e uma política de complementação que não aplica o piso do magistério na carreira profissional”, denuncia.
Segundo o diretor da entidade, Adriano Albertino, houve aumento no recurso do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), mas redução no custeio de pessoal.
O sindicato afirma, no documento, que “o município de Guarapari recebeu repasses progressivos durante os anos de 2020/2021, com aumento de repasses na ordem de 29,29% se comparados os meses de janeiro a setembro dos respectivos anos”. Entretanto, “os profissionais da educação não receberam quaisquer percentuais em sua tabela de vencimentos, o que provoca o achatamento dos salários frente à inflação crescente, que no último ano chegou a 10,25% (IPCA/IBGE), diminuindo o poder de compra e incidindo diretamente na qualidade de vida dos servidores da educação”.