O grupo Professores Associados pela Democracia de Vitória (Pad-Vix) aguarda a listagem nominal dos contratos de Designação Temporária (DTs), que segundo a gestão de Luciano Rezende (Cidadania) será divulgada nesta quarta-feira (9), para traçar novas estratégias de ação. Apesar da convocação de cerca de 110 aprovados no último concurso e da renovação de 740 contratos, não é possível ter certeza de que a quantidade supre a demanda da educação municipal e contempla todas as áreas, como ressalta o diretor executivo da associação, Aguinaldo Rocha de Souza.
“Saindo a listagem podemos traçar nossas estratégias. Queremos saber se não há vacância em diversas áreas”, completa Aguinaldo.
A convocação dos profissionais de educação básica I, III e IV foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (7). De acordo com Aguinaldo, em reunião com a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, também nesta segunda, a Pad-Vix foi informada de que a prefeitura irá chamar 450 aprovados no total, sendo o restante ainda esta semana. Entretanto, o número não supre todas as áreas, como pedagogos, coordenadores, educação especial e disciplinas diversas, como afirma.
A preocupação é que o ano letivo de 2021 comece sem a quantidade de profissionais necessária para a oferta do serviço educacional. Aguinaldo diz que a secretária de Educação afirma que existem hoje cerca de 1.300 DTs. Outro ponto destacado pela Pad-Vix é a possibilidade de renovação de contratos de DT de professores também aprovados no concurso, mantendo dois vínculos, o que reduz a oportunidade para outros professores. O diretor executivo da Pad-Vix explica que se o docente for nomeado em uma vaga cuja função é diferente daquela que atua como DT, o contrato pode ser renovado.
Concurso público e renovação dos contratos de DT também foram tema da reunião desta segunda-feira entre a Pad-Vix e a equipe de transição da Capital. De acordo com Aguinaldo, foi destaca a importância da renovação dos contratos, uma vez que a gestão do Delegado Pazolini (Republicanos) pode querer entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) por ser uma dívida deixada de uma administração para outra. Quanto ao concurso, salientou a importância da manutenção de um quadro de servidores efetivos. Outros assuntos discutidos foram gestão democrática, tipologia das unidades de ensino, política salarial e o déficit inflacionário de 35% deixado pela gestão atual.
Aguinaldo destaca que, além do Governo Casagrande (PSB), que anunciou a renovação dos DTs da Secretaria de Educação (Sedu), os demais municípios da Grande Vitória fizeram o mesmo. Portanto, os de Vitória que não tiverem seus contratos renovados terão dificuldade de arranjar outra oportunidade de trabalho, somando-se aos inúmeros educadores que em 2020 não conseguiram vaga e encontram-se desempregados.