As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) de Vitória definirão os representantes de seus Conselhos de Escola no próximo dia 2 de julho. Em cada unidade de ensino, foi registrada uma média de 25 candidatos, entre pais, alunos e servidores.
Ao todo, 99 unidades da rede municipal de ensino vão eleger, por meio do voto direto, aqueles que ocuparão 2.000 vagas nos conselhos. A expectativa é que cerca de 30 mil pessoas participem do processo de eleição.
A atribuição do Conselho de Escola é prestar assessoramento à Secretaria Municipal de Educação (Seme) nas questões relativas à vida da unidade escolar. A função não é remunerada.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, o Conselho de Escola é um instrumento importante para que os pais acompanhem melhor a vida escolar dos filhos. Ela ponta ainda que escolha é democrática e envolve todos os interessados em participar.
Composto pelo diretor da unidade escolar, representantes dos alunos (desde que tenham, no mínimo, 10 anos), dos servidores, dos pais e da comunidade, o conselho tem número variado de conselheiros, de acordo com a quantidade de alunos de cada escola, podendo ser de 12 a 20 pessoas no total.
O resultado das eleições será conhecido no mesmo dia da votação. Portanto, os comitês têm até o dia 1º de julho para fazer suas campanhas. Os eleitos tomarão posse no dia 8 de agosto.