Técnico-administrativos definirão a data de início da paralisação e as estratégias de mobilização
Os técnico-administrativos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) realizarão, na manhã desta terça-feira (12), uma assembleia para organizar a greve da categoria. Aprovada pelos trabalhadores na última quinta (29), a paralisação também foi ratificada em plenária da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), nesse sábado (9), reunindo entidades sindicas de universidades públicas federais de todo o país.
Na plenária, o cenário foi de adesão da maioria das universidades ao movimento grevista. Assim, como o prazo legal para a deflagração do movimento é de até 72 horas após sua deliberação, o movimento grevista já pode ter início na quarta-feira (13) pela manhã. Contudo, a data será definida somente na assembleia desta terça, na qual também serão discutidas as estratégias de mobilização.
Os trabalhadores já estão em estado de greve, aprovado pela categoria em assembleia realizada no dia 6 de fevereiro. A aprovação foi uma indicação da Fasubra. A orientação ao estado de greve foi dada a sua base em uma plenária que aconteceu em dezembro de 2023.