Recomposição inflacionária e auxílio tecnológico estão entre as demandas, diz Adriano Albertino, do Sindiupes
Auxílio tecnológico, recomposição inflacionária, eleição para diretores de escola, prestação de contas por parte do Conselho Municipal do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e realização da Conferência de Educação são algumas das reivindicações do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes) em Guarapari. Elas estão contidas em um ofício entregue nesta semana à secretária de Educação, Tamili Mardegan da Silva, e aos conselhos municipais de Educação e do Fundeb.
As demandas, segundo o diretor do sindicato, Adriano Albertino, são fruto de um processo de escuta feito junto à categoria por meio de encontros virtuais, como reuniões e assembleias. A recomposição inflacionária pleiteada, explica, deve ser de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Ele destaca que os trabalhadores relatam perda do poder de compra diante da inflação.
No que diz respeito ao Conselho Municipal do Fundeb, o Sindiupes solicitou um relatório detalhado dos recursos recebidos em 2020 e 2021, com enfoque na valorização dos trabalhadores da educação, além de uma prestação de contas dos convênios de recursos firmados com a gestão pública estadual.