“Pedi prioridade porque as universidades estão passando por dificuldades. O Brasil deve apostar na Educação para termos mais cidadãos instruídos e que queiram se envolver com seu País”, defendeu Rose.
Segundo os reitores das instituições, o dinheiro será destinado para custeio (gastos com manutenção) e investimento. De acordo com o reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte, os recursos serviram para equilibrar o fim de ano da universidade.
Já o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, ressaltou que, apesar de o País passar por uma situação difícil, a instituição conseguiu a liberação dos recursos.
Rehuf
No fim de 2015, outros R$ 5 milhões em recursos foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde, em parceria com o MEC para a Ufes, com o objetivo de beneficiar o Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam).
A ação integra o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), desenvolvido e financiado em parceria com o Ministério da Educação. Os recursos, descentralizados por meio do Fundo Nacional de Saúde, deverão ser pagos em parcela única e irão reforçar o orçamento das instituições universitárias que comprovaram o cumprimento das metas de qualidade relacionadas a porte e perfil de atendimento, capacidade de gestão, desenvolvimento de pesquisa e ensino e integração ao Sistema Único de Saúde (SUS). Os hospitais universitários poderão realizar reformas e adquirir materiais médico-hospitalares, entre outras ações, conforme a necessidade e o planejamento da instituição.