Sábado, 27 Abril 2024

‘Valorizando o professor se avança na qualidade da educação pública’

camilo_santana_Fotojosecruz_agencia-brasil José Cruz/ Agência Brasil

O magistério capixaba comemora o reajuste de 15% no piso nacional da categoria, anunciado nessa segunda-feira (16) pelo ministro da Educação, Camilo Santana. O piso sairá de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55 neste ano de 2023. Para o Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes), trata-se de uma iniciativa de valorização dos profissionais, mas no Estado, segundo o diretor de Comunicação da entidade, Paulo Loureiro, colocar o piso em prática ainda é um desafio.

O valor considera uma jornada de 40 horas semanais. A cada ano, o piso do magistério deve ser corrigido pelo crescimento do valor anual mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano, estabelecido pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). "Recebemos com felicidade o reajuste. Acreditamos que valorizando o professor se avança na qualidade da educação pública", diz Paulo.

Entretanto, o dirigente sindical lamenta o fato de que, na rede estadual, o piso é cumprido somente nos níveis iniciais do antigo Normal, não sendo colocado em prática em toda a carreira. Ele afirma, ainda, que o Sindiupes representa professores de 34 municípios, e, assim como a rede estadual, as municipais também não aplicam a lei do piso. O argumento dado, relata, é o de insuficiência de recursos.

Contudo, Paulo acredita que não é questão de falta de verba, mas sim, de não ter o investimento em educação como prioridade. Em todos 34 municípios capixabas de atuação do Sindiupes há ações judiciais movidas pelas gestões municipais para não pagar o piso da categoria. O diretor de Comunicação do sindicato informa que elas se estendem por muitos anos, pois, além da morosidade da Justiça, há os diversos recursos feitos pelas administrações.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/