O quadro eleitoral em Vila Velha segue polarizado entre os ex-prefeitos Neucimar Fraga (PSD) e Max Filho (PSDB), mas o que chama atenção no processo é a posição de fragilidade do atual prefeito Rodney Miranda (DEM). Mesmo com a máquina na mão, ele corre o risco de ficar em quarto lugar, atrás de seu vice, Rafael Favatto (PEN), uma derrota que inevitavelmente será computada também para o governador Paulo Hartung (PMDB).
Eleito prefeito de Vila Velha em 2012 como o “candidato do Hartung”, Rodney teve um desempenho na prefeitura muito aquém do esperado pela população. Resultado dessa péssima gestão se reflete no índice de rejeição do prefeito. Daí a expectativa de que Rodney fique fora do segundo turno e mais distante ainda da cada vez mais improvável reeleição.
Esforço de Hartung não faltou para tentar socorrer o aliado. Foi o governador quem “inventou” o demista ao trazer o então delegado federal de Brasília para assumir a Secretaria de Segurança, em 2003, ainda no seu primeiro mandato de governador. Embora tenha tido uma passagem pífia pela Segurança, colecionando os maiores índices de homicídios da história recente do Estado, o forte apelo midiático acabou elegendo Rodney o deputado estadual mais bem votado em 2010. Esse mesmo fenômeno midiático aliado à expectativa do eleitor por mudanças em 2012, garantiram a eleição de Rodney à prefeitura de Vila Velha, derrubando dois tradicionais medalhões da política canela-verde: Neucimar Fraga (PSD) e Max Filho (PSDB), que hoje polarizam a disputa sem a sombra de Rodney.
A gestão de Rodeny rapidamente decepcionou o eleitor canela-verde, deixando a imagem do prefeito fragilizada junto à população. Quando venceu a eleição para o governo do Estado, Paulo Hartung iniciou um processo de fortalecimento dos aliados e tentou fazer um último esforça para salvar Rodney. Logo depois de eleito, em 2014, Hartung chegou a dizer que seria uma segundo prefeito para Vila Velha e se colocou como fiador da gestão do Rodney, mas não conseguiu alavancar a candidatura do afilhado.
Hoje o prefeito disputa o terceiro lugar com Rafael Favatto e se perder isso vai significar uma segunda derrota para o governador Paulo Hartung, afinal, o candidato do PEN tem como candidato a vice, o socialista Júnior Bola. Se Favatto superar Rodney nas urnas, Hartung verá o palanque apoiado por seu principal desafeto, Renato Casagrande (PSB), chegar à frente de seu aliado.