quinta-feira, novembro 28, 2024
23.9 C
Vitória
quinta-feira, novembro 28, 2024
quinta-feira, novembro 28, 2024

Leia Também:

Daniel da Açaí lidera corrida à prefeitura de São Mateus com larga vantagem

A menos de um mês das eleições, o cenário em São Mateus, norte do Estado, se mostra favorável ao candidato do PSDB à prefeitura, o empresário Daniel da Açaí. A pesquisa Brand/Século Diário, que ouviu 400 eleitores entre os dias 30 e 31 de agosto, aponta o favoritismo do candidato tucano, tanto no levantamento espontâneo quanto no estimulado. Daniel tem larga vantagem sobre os seus dois adversários, o deputado estadual  Eustáquio de Freitas (PSB) e o ex-deputado estadual e radialista Carlinhos Lyrio (PSD).

Na pesquisa espontânea, que é a expressão de voto do eleitor, Daniel da Açaí tem 31,3%, Freitas tem 9,8% e Lyrio 4%. O índice de eleitores que não sabem ou que não responderam foi de 46,3%. Segundo o consultor de marketing político associado da Brand Pesquisas, Darlan Campos, Daniel da Açaí tem destaque positivo nas regiões urbanas, com o eleitorado de sexo masculino, de baixa escolaridade (ensino fundamental).

“O candidato pontua na média geral nos critérios de idade e renda. Do ponto de vista negativo, destaca-se a baixa penetração na zona rural.  O deputado Freitas, para Campos, pontua na média geral em todos os quesitos, com ligeiro destaque para o eleitorado masculino, acima de 35 anos, com alta escolaridade (superior) e da zona rural. Já Carlinhos Lyrio tem maior penetração entre os eleitores da classe C. Nos demais quesitos, pontua dentro da sua média de votação”, analisa o consultor.

Estimulada

Na menção estimulada, a vantagem de Daniel também está consolidada. O tucano tem 42% das citações dos entrevistados, Freitas tem 16,5% e Carlinhos Lyrio 9.8%. O número de indecisos cai para 22,8% quando a cartela com os nomes dos candidatos é apresentada ao eleitor.

Na avaliação de Darlan Campos, Daniel da Açaí tem larga vantagem na espontânea e também na estimulada, além de ter a menor rejeição (dados abaixo). “É o grande favorito para vencer as eleições. A baixa avaliação da atual administração [Amadeu Boroto, PSB] contribuiu para o cenário de uma candidatura de oposição ao atual projeto político dominante da cidade”, afirma o consultor.

Darlan, apesar de reconhecer o favoritismo de Daniel, não descarta a possibilidade de crescimento do candidato do PSB. “Freitas tem margem para crescer. Segundo a pesquisa, 34,5% dos entrevistados afirmaram que votariam com certeza em um candidato apoiado pelo ex-governador Renato Casagrande. Caso Freitas consiga colar sua imagem à de Casagrande tem margem para crescer, pensando, primeiro, em incomodar a larga vantagem de seu adversário. E segundo, pensando no recall acumulado para as disputas de 2018”, afirmou.

Rejeição

O deputado estadual do PSB tem a maior rejeição entre os três candidatos. Freitas aparece com 34,8%, Lyrio é o segundo mais rejeitado com 22,5% das menções, enquanto Daniel da Açaí tem 14,5%. Ao todo, 5,5% dos entrevistados rejeitam todos os candidatos, mas 25,5% não rejeita nenhum deles. Não souberam responder ou não responderam 8,8%.

Para Darlan Campos, a rejeição do tucano se materializa na região de Guriri e zona rural, entre a faixa etária entre 35 e 44 anos, no eleitorado com maior escolaridade e da classe C.

O candidato Freitas é mais rejeitado em Guriri, sede 2 (Alvorada, Vila Nova, Nova S. Mateus, Vila Verde, Novo Horizonte, Vitória, Bom Sucesso, A Senna, S.Antônio e Morada do Lago) e Sede 3 (Cohab Inocoop, Residencial Washington, San Remo, Universitário, Forno Velho, Lago dos Cisnes, Aviação e Chácara do Cricaré). Entre eleitores do sexo masculino com idades entre 25 e 34 anos, e das classes A, B C.

Lyrio tem rejeição de forma mais acentuada no eleitorado de sexo masculino, na faixa etária entre 45 e 59 anos.

A pesquisa mediu também o nível de conhecimento da população sobre o processo eleitoral. Ao serem perguntados se sabiam que haveria eleição este ano, 99,3% dos entrevistados disseram que sim. Os eleitores foram questionados ainda se sabiam quais cargos estavam em disputa este ano. A maioria, 87,4% e 87,2%, disseram saber que a eleição será para prefeito e vereador, respectivamente.

Também foi avaliado na pesquisa o recall dos candidatos. Aos entrevistados foi perguntado se sabiam quais os nomes na disputa, aceitando mais de uma resposta. Os três candidatos mostraram que são bem conhecidos na cidade. Daniel aprece em primeiro com 70,5%; Freitas vem sem segundo, com 60,5; e Lyrio tem 45,8%. Outros 26,7% dos entrevistados não souberam responder quem estava na disputa.

Outras lideranças também mostraram recall na pesquisa. O deputado federal Jorge Silva (PHS) apareceu com 1,3%. O secretário da Fazenda, Paulo Roberto com 0,5%, msmo índice do ex-prefeito Lauriano Zancanela.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob nº ES-09857/2016. Foram entrevistados 400 eleitores residentes em São Mateus entre os dias 30 e 31 de agosto. A margem de erro máxima estimada é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos. A responsabilidade técnica pela amostra é da estatística Miriam Ignácio de Almeida.

Mais Lidas