A disputa pela Prefeitura de Ibiraçu chega à reta final com uma sensação de déjà vu, mas com papéis invertidos. Na eleição de 2012, o resultado acabou pegando de surpresa seus pouco mais de nove mil eleitores. Os dois candidatos que protagonizaram a eleição passada voltam a se enfrentar. De um lado, o atual prefeito Duda Zanotti (PMN), que acabou vencendo o pleito na “hora da chegada”, e do outro, a ex-prefeita Naciene Vicente (PP), derrotada quando tentava uma nova reeleição. Só que no pleito deste ano pode ocorrer justamente o contrário.
Nos bastidores políticos, a leitura é de que a campanha de Naciene está ganhando força neste momento decisivo. O ponto de inflexão teria sido o debate promovido pela Rádio Sim, na última semana, que agitou a eleição no pequeno município da região norte. A progressista comandou o município em duas gestões (2001/2004 e 2009/2012) e conta com o apoio do marido, o deputado federal Marcus Vicente (PP).
Além disso, pesa a favor de Naciene o fato de o debate eleitoral ter estimulado o confronto entre as duas administrações. Na eleição passada, a então prefeita foi superada por Duda, então vereador, por uma margem de 805 votos. Na ocasião, Naciene estava na frente das pesquisas, mas acabou sendo superada pelo adversário. Já no pleito deste ano é o atual prefeito que apareceu à frente nos últimos levantamentos sobre as intenções de voto.