quinta-feira, novembro 28, 2024
23.9 C
Vitória
quinta-feira, novembro 28, 2024
quinta-feira, novembro 28, 2024

Leia Também:

Indefinição em Vila Velha: menos de dois pontos separam Neucimar de Max

A eleição em Vila Velha segue indefinida entre os ex-prefeitos Neucimar Fraga (PSD) e Max Filho (PSDB). É o que mostra a pesquisa Brand/Século Diário no que ouviu 400 eleitores no município no dia 22 de setembro. Na reta final da disputa, os dois candidatos se mantém distanciados dos demais, dividindo a liderança da corrida eleitoral palmo a palmo, tanto na menção espontânea quanto na estimulada. Na comparação com o levantamento anterior, realizado em agosto passado, pode se dizer que não houve mudança no cenário.

Na menção espontânea, o candidato do PSD aparece em primeiro, com 19% e o tucano vem logo atrás com 17%. O prefeito Rodney Miranda (DEM) tem 9%. Vasco Alves (PPL) tem 2,5% e Rafael Favatto (PEN), 1,5%. Na pesquisa anterior, Neucimar Fraga aparecia com 12% contra 9% de Max Filho. Rodney tinha 4,8%. Favatto tinha 0,8%  e Vasco Alves 0,3%. O número de indecisos caiu de 62% para 39,3% de agosto para cá.

O consultor político da Brand Pesquisas, Darlan Campos, mostra onde estão os votos mais suscetíveis de serem mudados. “Indagou-se a população a respeito da sua escolha, se ela é suscetível a mudança ou se está consolidado seu voto. Para 66,7% dos eleitores, seu voto é definitivo e consolidado. Para 26,7% dos eleitores algum fator pode fazê-lo mudar seu voto. O voto mais vulnerável ou suscetível a mudança nesta reta final se encontra na região do Centro e Itapuã, na faixa etária entre 16 e 34anos”, disse Darlan.

Estimulada

No levantamento estimulado, Neucimar Fraga e Max Filho mostram como a rivalidade está dividindo o eleitorado, com 28,3%  contra 27%, respectivamente. Os dois estão empatados na margem de erro, que é de 4,9 pontos para mais ou para menos. Em terceiro aparece Rodney Miranda com 10,9%. Vasco Alves tem 4,8% e Favatto 4,5%. Liu Katrini (PSOL) tem 0,5%. Não sabem ou não responderam correspondem a 13,8%. Para 66,7% dos entrevistados a escolha é definitiva e outros 33% ainda podem mudar o voto na última hora.

    

Em agosto, os números eram bem parecidos entre os dois primeiros. Neucimar Fraga tinha 28,5%, seguido de perto por Max Filho, com 26,8%. Rodney Miranda, também manteve o patamar com 10,5% . O deputado Rafael Favato caiu em relação a pesquisa passada, quando tinha 7% . Vasco Alves tinha  4,3%  e Liu Katrini, 0,5%.

Max Filho é o candidato que tem a menor rejeição, com 11,3%. O prefeito Rodney é o mais rejeitado, com 34,5%. Depois vem o ex-prefeito Vasco Alves, com 29,3%. Neucimar tem 18,8%. Liu Katrini tem 12,5%. Favatto tem 11,5%. Rejeitam todos 3,3% e 17,3 não rejeitam nenhum dos candidatos.

Para Darlan Campos, a disputa em Vila Velha é uma eleição de “passado”. O atual prefeito defendendo seu legado. Três ex-prefeitos defendendo suas gestões e feitos. Entretanto, eleição diz respeito a futuro. “Ganhará o candidato que conseguir canalizar de forma positiva a esperança do povo de Vila Velha, de que é possível fazer mais e melhor. O frágil resultado de Rodney Miranda demonstra que a cidade quer mudança. Porém, sem aventuras. A se confirmar o segundo turno entre Neucimar e Max no próximo domingo (2), a cidade terá no segundo turno dois candidatos com bagagem, história política na cidade e experiência para comandar o executivo”, analisa.

Segundo turno

No segundo turno projetado entre Max Filho e Neucimar Fraga, a pesquisa aponta o tucano com vantagem. Max tem 42,3% contra 36,5% de Neucimar. Entre Neucimar e Rodney, o ex-prefeito leva a melhor: 49,3% contra 24,8%. Entre Max e Rodney, o tucano vence por 56% a 19,8%.

Sobre o primeiro cenário, com base nos levantamentos detalhados, Darlan Campos explica que “Max Filho se destaca na região de Aribiri e Centro, eleitorado feminino, na faixa etária acima dos 45 anos, com alta escolaridade. Neucimar Fraga se destaca na região Barramares e Cobilândia, eleitorado masculino, na faixa etária entre 16 e 24 anos e 35 e 44 anos, com escolaridade média”, afirma.

Em relação aos outros dois cenários testados, o atual prefeito Rodney Miranda seria derrotado com facilidade pelos seus adversários. Segundo Campos, “na disputa com Neucimar (49,3% x 24,8%) e Max (56% x 19%), fica latente a dificuldade de Rodney em reconquistar o eleitorado canela-verde, fazendo a defesa do seu legado na administração da cidade”.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob nº ES-00646/2016. Foram entrevistados 400 eleitores residentes em Vila Velha no dia 22 de setembro último. A margem de erro máxima estimada é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos. A responsabilidade técnica pela amostra é da estatística Miriam Ignácio de Almeida.

Mais Lidas