O deputado federal Lelo Coimbra (PMDB) divulgou uma carta na tarde desta sexta-feira (7) para anunciar seu apoio à candidatura à reeleição do prefeito Luciano Rezende (PPS), no segundo turno da disputa à prefeitura de Vitória. O apoio de Lelo ao prefeito surpreende os meios políticos porque o peemedebista foi um dos que mais criticaram o prefeito no primeiro turno da disputa.
Lelo dizia que Luciano foi um péssimo gestor e que Vitória vivia um ???governo de maquiagem???. Já o prefeito dizia que o deputado federal era despreparado para governar a cidade. Mas na carta divulgada pelo peemedebista, ele aponta o palanque de Luciano como o mais adequado para o momento.
???Em nosso entendimento, mesmo mantidas as posições apresentadas no primeiro turno dessas eleições, o candidato Luciano possui mais experiência e possibilidades de enfrentar os desafios desse momento. Mantenho minha disposição para fortalecer as condições políticas de superar as dificuldades. ?? preciso reestabelecer um novo marco de desenvolvimento econômico e de fortalecimento da gestão da cidade e darei minha contribuição nessa direção???, diz o deputado em sua declaração.
Ainda tentando justificar a mudança repentina de posição, ele afirmou: “A conjuntura da campanha levou nossa população a se manifestar pelo voto útil em benefício do candidato Luciano Rezende, que acumularia, em tese, melhores condições contra a incerteza de uma candidatura lastreada apenas no ambiente de desgaste da política tradicional. Após as consultas que fiz entre os que nos acompanharam nessa caminhada, fica claro que a maioria entende que a reeleição do candidato Luciano Rezende pode cumprir um novo papel em consonância aos fatos que me tornaram candidato”.
Lelo explicou ainda que sua decisão não está condicionada à ocupação de cargos na prefeitura e que vai continuar contribuindo com a cidade no mandato em Brasília. ???Após as consultas que fiz entre os que nos acompanharam nessa caminhada, fica claro que a maioria entende que a reeleição do candidato Luciano Rezende pode cumprir um novo papel em consonância aos fatos que me tornaram candidato???, explicou.
Para os meios políticos, a ida de Lelo para o palanque de Luciano é uma forma de tirar da candidatura de Amaro Neto o rótulo palanciano. Como Lelo Coimbra é um nome que tem identidade com o governador, sua participação na campanha de Amaro Neto poderia fortalecer a tese de que o candidato do Solidariedade é o nome de Hartung contra o grupo de Luciano Rezende e Renato Casagrande (PSB), cenário de rivalidade que o governador vem tentando minimizar.
Lelo Coimbra terminou a disputa à prefeitura de Vitória em terceiro lugar, obtendo 26.584 votos. Nesta quinta-feira (6), o PSDB, partido que esteve (parcialmente) com Lelo na primeira fase, também declarou apoio a Luciano Rezende, seguindo a definição de algumas de suas lideranças ainda no início do processo, como Luiz Paulo Vellozo Lucas e Sérgio Majeski, que declararam apoio a Luciano, desobedecendo a orientação do partido, que compôs a vice com Lelo.