A entrada do deputado federal Max Filho (PSDB) na disputa pela prefeitura de Vila Velha mudou completamente o cenário eleitoral no município. Se antes Neucimar Fraga (PSD) era favorito no pleito, agora a polarização entre ele e o tucano está consolidada. Os dois ex-prefeitos da cidade aparecem em empate técnico dentro da margem de erro (4,9%) na pesquisa Brand/Século Diário, tanto no levantamento espontâneo quanto no estimulado. O instituto entrevistou 400 pessoas entre os dias 11 e 12 de agosto.
Para o diretor da Brand Pesquisas, Lucas Margotto, os resultados da segunda pesquisa do instituto para as eleições em Vila Velha mostram aponta para esse novo cenário de polarização com a entrada do tucano na disputa.
“Com a entrada até surpreendente do deputado Max Filho na disputa, o jogo ficou embolado. Agora a tendência é que tenhamos uma polarização entre Neucimar Fraga e Max Filho”, analisa Margotto.
Na espontânea, Neucimar Fraga aparece com 12% contra 9% de Max Filho. O prefeito Rodney Miranda (DEM) tem 4,8%. O deputado estadual Rafael Favatto (PEN) tem 0,8% e Vasco Alves (PPL) 0,3%. Dois nomes que saíram da disputa ainda apareceram na espontânea com 0,5%: os deputados estaduais Hércules Silveira (PMDB) e Gilsinho Lopes (PR). O número de indecisos, porém, segue alto: 62%.
Os números são bem diferentes da pesquisa realizada no final de junho. Na pesquisa anterior, Neucimar aparecia isolado com 8,3%. Max Filho, que na época havia lançado o nome de Jorge Carreta como candidato de seu partido na cidade, aparecia com 4,5%. Rodney tinha 3%; Hércules 1,8%. Vasco Alves aprecia com 0,8% e Gilsinho Lopes com 0,5%. O índice de indecisos era de 63%.
Margotto explica que na espontânea, principal termômetro da eleição porque indica o voto já consolidado, fica patente que todos os candidatos experimentaram um discreto crescimento em seus desempenhos eleitorais. “Porém, ainda se percebe um elevado índice de não opinamento, com 62% de indecisos sobre quem votar para prefeito, contra 63% na pesquisa anterior – indicando que há bastante espaço para todos os candidatos dialogarem com esses eleitores. No recorte da pesquisa, nota-se que os indecisos se concentram mais no eleitorado feminino, entre as faixas de 16 até os 34 anos, e nos polos extremos das classes sociais: A e E”, detalha.
Estimulada
Na pesquisa estimulada, prevalece o empate técnico entre os dois ex-prefeitos. Neucimar Fraga segue na liderança com 28,5%, seguido de perto por Max Filho, com 26,8%. A uma boa distância deles está o prefeito Rodney Miranda, com 10,5% . O deputado Rafael Favato tem 7% e Vasco Alves 4,3%. Alan Claudio (PRTB) tem 1% e Liu Katrini (Psol) tem 0,5%
A polarização entre os candidato, para Margotto, fica mais evidente nesta amostragem, com os sete candidatos registrados e também na simulação entre esses dois atores políticos em um hipotético segundo turno, que também aponta para empate técnico entre os dois principais rivais.
Segundo turno
A pesquisa Brand/Século Diário fez três simulações de segundo turno. Na primeira, entre Neucimar e Rodney o ex-prefeito venceria com ampla vantagem o atual mandatário: 48,8% contra 26%. No segundo cenário, contra o deputado Rafael Favatto, Neucimar venceria por 51% a 24%. Contra Max Filho, porém, o tucano leva ligeira vantagem: 43,5% a 40,5%, diferença que está dentro da margem de erro da pesquisa.
Rejeição
A pesquisa mediu também a rejeição dos eleitores aos candidatos a prefeito de Vila Velha. O prefeito Rodney Miranda tem a maior rejeição: 32,3%; seguido por Vasco Alves, com 31,8%; Neucimar Fraga, com 15,8%. A psolista Liu Katrini tem 15% e Alan Claudio, 14,3%. Max Filho é apontado por 13% dos entrevistados e Rafael Favatto por 7,5. Rejeitaram todos 3% dos entrevistados; não rejeitaram nenhum 11%. Não responderam ou não souberam representam 5,8%.
“Max Filho e Neucimar permanecem próximos também neste quesito, alcançando 13% e 15,8%, respectivamente; enquanto Favato aparece como o menos rejeitado de todos, com apenas 7%, indicando que poderá crescer na corrida pelo voto durante a campanha”, observa Margotto.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob nº ES-06460/2016. Foram entrevistados 400 eleitores residentes em Vila Velha entre os dias 11 e 12 de agosto. A margem de erro máxima estimada é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos. A responsabilidade técnica pela amostra é da estatística Miriam Ignácio de Almeida.