O “bate-papo” do ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) com o seu ex-futuro candidato a vice, Gustavo De Biase (Rede), justificando seu apoio à reeleição do prefeito Luciano Rezende (PPS), dividiu opiniões na classe política.
Se de um lado o vídeo atende a demanda de algumas lideranças que cobravam uma presença mais efetiva do ex-prefeito na campanha de Luciano, de outro, o discurso do tucano não convence, por que a expectativa de embate entre Luiz Paulo e Luciano sempre foi grande. Como o perfil dos candidatos são bem diferentes, não é bem digerida a ideia de que os projetos de Luiz Paulo seriam incorporados com certa facilidade à plataforma do prefeito.
No vídeo publicado nas redes sociais (acima), Luiz Paulo tenta amenizar o embate de 2012 com o agora ex-rival, lembrando que sua história com Luciano Rezende é longa. Essa “parceria” se inicia quando Luiz Paulo se elege prefeito há 20 anos e Luciano Rezende chega à Câmara de Vereadores e se lança candidato a prefeito em 2008.
Luiz Paulo também pondera que sua disposição para enfrentar o prefeito, enquanto se colocava como candidato, ficaria restrita ao campo das ideias, fato que não aconteceu na disputa de 2012. Muito ao contrário, a disputa à prefeitura na eleição passada entre Luiz Paulo e Luciano foi sangrenta e deixou marcas no tucano.
No seu discurso de superação, Luiz Paulo afirma que Luciano irá incorporar parte do seu projeto, que ficou pelo meio do caminho com sua desistência da disputa. O “Vitória Sustentável” destaca a ideia da descentralização da gestão.
A gestão de Luiz Paulo dava destaque à figura dos chamados “prefeitinhos das microrregiões”. Essa ideia, que Luiz Paulo quer ressuscitar, não combina com o perfil do atual prefeito, que tem fama de centralizador, mesmo tendo tentado dar à sua gestão uma imagem de participação popular, com os gabinetes itinerantes. Mas a grande crítica desse modelo é de que havia pouco espaço para a exposição dos moradores e o prefeito sempre se mostrou incomodado com as críticas que partiam das comunidades.