Norte
Na região norte estão duas importantes disputas para testar o capital político dos aliados do governador Paulo Hartung (PMDB). Em Aracruz, o vice-líder do governo na Assembleia Legislativa Erick Musso (PMDB) tenta a eleição para a prefeitura. Em Pinheiros, o líder do governo, deputado Gildevan Fernandes (PMDB), tenta eleger o cunhado Tico Gagno.
Aracruz
O vice-líder do governo Paulo Hartung (PMDB) na Assembleia Legislativa, Erick Musso (PMDB), saiu na frente na disputa pela prefeitura de Aracruz, mas o cenário eleitoral que começou bem pulverizado de candidaturas, se afunilando posteriormente para quatro palanques, acabou sendo desfavorável ao peemedebista, que também recebe apoio do ex-governador Renato Casagrande e do desgastado prefeito Marcelo Coelho (PDT) .
Com o início do processo eleitoral, o ex-vice-prefeito do município, Jones Cavaglieri (SD), alcançou Musso na corrida eleitoral e para os meios políticos, talvez nem a presença do governador Paulo Hartung em carne e osso na campanha de Erick Musso assegure a vitória ao peemedebista
Ibiraçu
Os dois candidatos que protagonizaram a eleição de 2012 voltam a se enfrentar no município. De um lado, o atual prefeito Duda Zanotti (PMN), que venceu a disputa passada contra a ex-prefeita Naciene Vicente (PP), derrotada quando tentava uma nova reeleição. Só que no pleito deste ano pode ocorrer justamente o contrário, Naciene é que pode surpreender Duda e ultrapassá-lo na reta final. A disputa, porém, segue indefinida.
João Neiva
O município vive uma batalha de ex-prefeitos entre Luiz Carlos Peruchi (PMDB), que recorre do indeferimento de sua candidatura no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), contra Otávio Xavier Abreu (PP). A disputa é bem apertada, embora Peruchi tenha ainda um bom capital político, o que seria uma vantagem, se não fosse as articulações políticas que fortaleceram o palanque de Otávio Xavier.
Linhares
Linhares tem um dos pleitos mais fáceis de se projetar para as grandes cidades do Estado. O ex-prefeito Guerino Zanon (PMDB) deve vencer a disputa sem dificuldade. O principal adversário do deputado estadual nesta eleição, já superado, foi a Câmara de Vereadores da cidade, que fez uma manobra para tentar tirá-lo do pleito. Além dele, tem conseguido bastante visibilidade na disputa a deputada estadual Eliana Dadalto (PTC) e o vereador José Cardia (PSD), que aumentam seus capitais para eleições futuras.
Rio Bananal
O ex-prefeito de Rio Bananal, Felismino Ardizzon (PSB), é, para os meios políticos locais o nome mais forte na corrida eleitoral do município. Ele disputa os votos dos eleitores com a ex-vereadora Olinda Matedi (PSDB) e o comerciante Eristeu Giuberti (DEM)
Sooretama
Na conturbada disputa eleitoral de Sooretama, destaque para o confronto entre o atual prefeito Esmael Loureiro (PMDB) e o vereador Edson Isidoro (PDT). O pedetista é o adversário que mais ameaça a reeleição do peemedebista, mas tem enfrentados muitos problemas em seu caminho. O vereador chegou a ser preso na semana passada, contrariando a legislação eleitoral, que desde o dia 17 impede a prisão de candidatos, exceto em flagrante. Isidoro está em liberdade graças a um habeas corpus, mas a prisão pode ter trazido prejuízo para o candidato.
Montanha
O prefeito Ricardo Favarato (PMDB) segue forte na disputa à reeleição contra a ex-prefeita Iracy Baltar (DEM). O fato de ela ter se afastado do município no período em que ocupou a secretaria de Educação em Vila Velha atrapalhou a candidatura da demista, aliado a isso a força do pai do prefeito, Hércules Favarato, favorece o peemedebista.
Mucurici
A classe política se divide sobre a eleição entre o prefeito Osvaldo Fernandes (PDT) e o Atanael Passos Wagmacker (PTN ). Além de ter a máquina, o prefeito tem a vantagem de ter a candidatura sem problemas. Wagmacker enfrenta o recurso do Ministério Público Eleitoral ao Tribunal Regional Eleitoral.
Pinheiros
O líder do governo Gildevan Fernandes (PMDB) tem feito um esforço grande para eleger o cunhado, Tico Gagno (PMDB), mobilizando uma série de lideranças estaduais para alavancar a candidatura do peemdebista, que enfrenta a popularidade do radialista Arnobio Pinheiro (PRB). A investida parece estar dando certo e Gagno tem chances de vencer o pleito, o que fortaleceria Gildevan em 2018.
Ponto Belo
Jaiminho Santos (PMDB) é a pedra no caminho da reeleição do prefeito Murilo Coelho (PSL). Os dois tiveram as candidaturas deferidas, mas nos dois casos há recursos no TRE. A vantagem na reta final é do peemedebista.
Conceição da Barra
O tucano Chicão é o candidato do prefeito Jorge Donati, também PSDB, que está no segundo mandato. Ele começou bem a disputa, como favorito. A cenário, porém, mudou e o ex-prefeito Manoel Pé de Boi (PMN) hoje é a aposta do mercado político para a disputa.
Jaguaré
Eleição no jovem município de Jaguaré nunca foi simples e este ano a coisa não está diferente. O prefeito Rogério Feitani (PMN) está forte na disputa, Florisvaldo Klippel, o Flor (PMDB). Nesta reta final a eleição esquentou porque o Ministério Público Eleitoral pediu a impugnação da candidatura de Flor por problemas com as doações de campanha. Já o grupo do peemedebista denunciou Rogério Feitani (PMN) por compra de votos, com provas.
Pedro Canário
O ex-prefeito Ataídes Canal (PP) vinha bem na disputa, mas o indeferimento de sua candidatura atropelou seus planos. Ele recorre da decisão, mas já vê os adversários correrem por fora. O empresário Bruno 5 Estrelas (PSDB) vem forte na disputa, seu obstáculo para a eleição é Dominguinhos Sopelete (PMDB), que tem o apoio de uma liderança importante no município, o ex-prefeito Mateus Vasconcelos, o Mateusão, que mesmo preso em regime semiaberto, influencia no eleitorado do município.
São Mateus
Em São Mateus, o empresário Daniel da Açai (PSDB) deve vencer com larga vantagem. Mas corre o risco de não ocupar a prefeitura se a Justiça Eleitoral acatar o pedido de cassação de sua candidatura. O MP Eleitoral acusa o tucano por distribuição de água mineral no município durante o período eleitoral, o que teria trazido vantagem ao candidato. Açaí alega que quando inciou a distribuição gratuita de água à população, não tinha a pretensão de disputar a eleição.
Noroeste
No noroeste do Estado, a disputa de maior destaque é a de Colatina. A cidade-polo da região noroeste tem oito candidatos na corrida e aponta para uma disputa polarizada entre Cirilo de Tarso (PSD) e Tadeu Marino (PSB), seguida de perto por Sérgio Meneguelli (PMDB). Destaque na região para a grande quantidade de disputas com prefeitos e ex-prefeitos se enfrentando.
Água Doce do Norte
O ex-prefeito Abraão Lincon Elizeu (PMDB) tem vantagem na disputa com o atual prefeito Paulo Márcio (DEM), que foi eleito em 2014 em uma eleição extemporânea na cidade, depois que o prefeito eleito em 2012, Adilson da Saúde (PMDB) e da vice, Betânia Oliveira (PR), afastados do cargo. O agricultor Marcos Mendes (PTB) completa o quadro na cidade.
Barra de São Francisco
Em Barra de São Francisco a eleição também está bem movimentada depois da renúncia do ex-prefeito Waldeles Cavalcante (PSD) da disputa. Como o prefeito Luciano Pereira (DEM) ainda com pendências na Justiça Eleitoral – ele teve a candidatura deferida, mas um recurso foi levado ao Tribunal Regional Eleitoral – o pleito acabou ficando interessante para o candidato do PT, Alencar Marim, que aposta em uma campanha sem a presença dos adversários.
Ecoporanga
Com sete candidatos no pleito, a eleição em Ecoporanga se concentra na disputa entre o atual prefeito Pedro Costa (PT) e o ex-prefeito Elias Dal Col (PSD), com vantagem para o segundo. Neste embate, porém, há o elemento judiciário, que pode fazer diferença. O petista teve a candidatura deferida, mas há um recurso no TRE. Já Dal Col precisa reverter na segunda instância o indeferimento de sua candidatura.
Mantenópolis
O vice-prefeito Herminio Hespanhol (PRB) leva vantagem sobre o vereador Varly Lima (PT) em uma disputa polarizada em Mantenópolis. O primeiro representa a continuidade da atual gestão e o segundo uma tentativa de retorno ao poder para o PT.
Alto Rio Novo
A prefeita Emanuela Pedroso (PDT) busca a reeleição contra Luis Américo Borel (PMDB) . Para reforçar seu palanque, Borel tem com candidato a vice, o presidente da Câmara dos Vereadores, Matheus Silva, que é cunhado do ex-prefeito do município Edinho Benfica (PSD), mas a disputa está acirrada.
Baixo Guandu
Em Baixo Guandu, o ex-prefeito Lastênio Cardoso (PMDB) tem muita dificuldade no embate com o prefeito Neto Barros (PCdoB), que conseguiu o apoio de adversários tradicionais adversários, como o deputado estadual Dary Pagung (PRP).
Colatina
A disputa em Colatina é uma das que tem o maior número de candidatos na disputa: oito. Mas a disputa se concentra no embate entre o ex-vice-prefeito Cirilo de Tarso (PSD) e o ex-secretário de Saúde do Estado, Tadeu Marino (PSB). O candidato do PMDB, o vereador Sérgio Menegueli (PMDB), ainda acredita que possa fazer a chegada.
Governador Lindenberg
Em Governador Lindenberg a disputa acontece entre Geraldo Loss (PMDB) e Pedro Sfalsini (PRP)
Marilândia
Em Marilândia a disputa está entre o ex-prefeito Geder Camata (PDT) e Djacir Gregorio, o Deja (PSL). Quem busca se aproximar é Augusto Astori, o Gutim (PSD). Davi Loredo (PSDC) teve a candidatura indeferida.
Pancas
Claudio Eggert (PSB) vai para a terceira disputa à prefeitura de Pancas, mas a peleja está mais para Dr. Sidiclei Andrade (PDT). Também disputa Paulo do Sindicato (PSDC).
São Domingos do Norte
Pedro Pão (PMN) é um o nome mais forte na disputa em São Domingos do Norte. Ele deve vencer Abdalter Campostrini Junior (Daltinho) PV e Gérson Kuster (PSDC)
Águia Branca
A prefeita Ana Quiuqui (PMDB) disputa a reeleição contra um forte candidato, o ex-prefeito Brizola (PSD). Eles polarizam a disputa com vantagem para o segundo. Ciro Ferreira (PRP) completa o quadro de candidatos.
Boa Esperança
Disputam a eleição Lauro Vieira da Silva (PSDB) e Charles Farias (PPS). No município a disputa é acirrada e indefinida.
Nova Venécia
O prefeito Lubiana Barrigueira (PSB) tem grandes chances de chegar à reeleição na disputa com o vereador Idáulio Bonomo (PSD). Quem também está na briga é Julio Bungenstab (PRTB).
São Gabriel da Palha
Sem a deputada estadual Raquel Lessa (SD) na disputa à prefeitura, o caminho para a reeleição do prefeito Henrique Vargas (PRP) ficou mais fácil. Ele estaria muito bem na disputa contra Lucélia Ferreira (SD), Petrônio Antunes (PSL) e Rommel Hoffman (Rominho) (PRB) correm por fora.
Vila Pavão
Em Vila Pavão, o socialista Bolinha (PSB) é o nome forte na disputa com o tucano Valdez Ferrari (PSDB) e Irineu Wutke (SD)
Vila Valério
O prefeito Luizmar Mielke, o Maca (PT), tem vantagem na disputa à reeleição em uma disputa polarizada com o vereador Robinho Parteli (PTN)