A eleição de Cariacica dividiu a Assembleia Legislativa. É o que se tem visto nas reuniões dos candidatos no município. De um lado, um grupo de parlamentares apoia o colega de plenário Marcelo Santos (PMDB). Mas um outro grupo vem pedindo votos para o prefeito Juninnho (PPS). Os dois lados garantem o apoio do governador Paulo Hartung para os dois candidatos.
Como a disputa eleitoral deu uma embolada na reta final, a participação dos aliados do governador coloca Hartung nos dois palanques. No caso de Juninho, porque ele teve o apoio do Palácio Anchieta no primeiro mandato. Já no caso de Marcelo Santos, porque o deputado é do mesmo partido de Hartung.
Nessa quarta-feira (26), quem esteve no município participando de um evento do prefeito foi o vice-governador, César Colnago (PSDB), acompanhado de um grupo de deputados estaduais. Entre eles, Eliana Dadalto (PTC), Sérgio Majeski (PSDB), Luzia Toledo (PMDB), Marcos Bruno (Rede), Sandro Locutor (Pros), entre outros. No evento, Colnago disse que o governador Paulo Hartung apoiava a candidatura à reeleição do prefeito.
No mesmo dia, em outro ponto da cidade, um evento do candidato Marcelo Santos contou com a participação de vários colegas de Plenário, que fizeram declarações em seu favor: Euclério Sampaio (PDT), Gilsinho Lopes (PR), Luiz Durão (PDT), Enivaldo dos Anjos (PSD), Bruno Lamas (PSB), entre outros manifestaram apoio ao peemedebista.
Mas quem realmente chamou atenção foi o líder do governo na Assembleia, Gildevan Fernandes (PMDB), que disse estar no evento porque o governador Paulo Hartung apoia a candidatura de Marcelo Santos. A declaração de Gildevan foi, inclusive, registrada em vídeo.
Juninho foi um dos nomes apoiados por Hartung, mas o prefeito não teve um desempenho acima da média no primeiro turno. Marcelo Santos sempre foi aliado palaciano, embora não seja um dos deputados prediletos do governador. Mas ao acenar apoio aos dois palanques, o governador se mantém numa posição cômoda. garantindo uma vitória, independentemente do resultado das urnas neste domingo (30).