O deputado estadual Marcelo Santos (PMDB) vai reduzir a rotina de campanha, depois de o carro dele ter sido alvejado por dois tiros, quando o candidato a prefeito de Cariacica deixava uma agenda no bairro Pedro Fontes, na noite dessa terça-feira (18). A coligação do prefeito Juninho (PPS), que disputa a eleição com o deputado, após saber do ocorrido, pediu reforço no policiamento ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
O TRE-ES também deve acompanhar o caso e espera que o crime seja elucidado o mais rápido possível. Depois do episódio, o deputado disse não saber se o crime teve ou não motivação política, mas que acreditava ser difícil que se tratasse de um assalto naquele lugar. Na nota, divulgada à imprensa na tarde desta quarta-feira (19), o deputado reafirmou desconhecer a motivação dos disparos. “Ainda não há pista das razões desse ato covarde, mas a polícia está investigando e acredito que logo teremos informações sobre os autores e suas motivações”, disse.
Quanto à mudança na rotina de campanha do candidato, foi divulgado que essa é uma orientação da Diretoria de Segurança da Assembleia Legislativa, considerando o “acirramento da disputa eleitoral se dará no dia 30”, no município. Entre as recomendações assinadas pelo diretor de Segurança da Assembleia, Luis Carlos Gilberti, está a divulgação da agenda de campanha de Marcelo com 24 horas de antecedência às autoridades e o deslocamento deve ser feito em veículos diferentes.
O diretor recomenda ainda que o candidato do PMDB evite situações de conflito e bate-boca. A mudança na rotina deverá ser adotada também pelos demais membros da família do candidato. A agenda de Marcelo Santos para esta quarta-feira (19) foi cancelada em virtude do ocorrido na noite passada.
A preocupação com a elucidação do caso o mais rápido possível é grande para os meios políticos, já que isso pode desequilibrar o pleito. Como se trata de uma eleição com apenas dois candidatos, a demora em resolver o caso pode dar margem a interpretações equivocadas sobre o episódio, pelos dois lados. Situação que já começa a acontecer nas manifestações publicadas nas redes sociais.
Na nota divulgada por Marcelo Santos, o candidato diz que saiu fortalecido em relação ao seu propósito de disputar a prefeitura. “Naquele momento, só consegui pensar em avisar minha esposa e meu filho e pedir a eles que trancassem a casa até eu chegar. Mas hoje, já refeito do susto, vejo que o episódio reforçou em mim a determinação de garantir mais segurança e paz às famílias de Cariacica. Sei que atentados como este, tenham a motivação que tiverem, se repetem todos os dias”, afirmou.