quarta-feira, novembro 20, 2024
24.9 C
Vitória
quarta-feira, novembro 20, 2024
quarta-feira, novembro 20, 2024

Leia Também:

Ações eleitorais de 2014 ainda estão em debate no TRE-ES

Nessa quarta-feira (8), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) começou a julgar o mérito de um processo relativo à disputa entre Paulo Hartung (PMDB) e o Renato Casagrande (PSB) pela sucessão estadual. Trata-se da representação que envolve a comunidade virtual “Somos todos Casagrande”, criado no período da campanha eleitoral.
 
A denúncia foi da Procuradoria Regional Eleitoral (PGE), de que página da comunidade “Somos Todos Casagrande” era um perfil falso. A página divulgava os eventos da campanha de Casagrande, o que é vedado pela Resolução TSE 23.404, que proíbe propaganda eleitoral anônima na internet.

 

À época, o juiz auxiliar Helimar Pinto decidiu pela improcedência da representação e determinou o restabelecimento do perfil da comunidade. O Ministério Público Eleitoral recorreu da decisão, mas o processo está com pedido de vistas do juiz eleitoral Marcus Felipe Botelho.
 
Quando teve a página retirada do ar, o então governador Renato Casagrande classificou a ação como uma tentativa de censura ao debate político e à liberdade de expressão. Ele afirmou também que a página era um “espaço de livre manifestação da militância”, criada pelos apoiadores e cogerida por sua equipe de campanha.

Mais Lidas