Dalton Morais foi candidato pelo Novo à Prefeitura de Vila Velha e Alexandre Zamprogno é ligado a movimentos sociais
Dalton Santos Morais e Alexandre Zamprogno são os dois advogados do Espírito Santo incluídos na lista tríplice para a indicação da vaga de desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), com jurisdição no Estado e no Rio de Janeiro, referente à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A lista será encaminhada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que indicará, ainda sem data definida, o nome para o cargo. Na votação no TRF 2, o candidato do Rio, Alfredo Hilario de Souza, obteve 24 votos; seguido por Dalton Santos Morais, com 18; e Alexandre Zamprogno, com 17 votos. Também concorriam à cadeira outros dois capixabas, Raphael Feitas Lima, que recebeu 12 votos da Corte, e Eduardo Xible Salles Ramos, com três.
O advogado Dalton Santos Morais foi candidato pelo partido Novo a prefeito de Vila Velha, em 2020, e Alexandre Zamprogno é ligado a movimentos sociais, sendo um dos fundadores do grupo Professoras Associados pela Democracia em Vitória (PAD-Vix), com histórico de lutas em defesa da classe trabalhadora.
“Hoje, recebemos uma notícia muito importante. Nosso parceiro de lutas, co-fundador da PAD-Vix o advogado Drº Alexandre Zamprogno, que, como muitos sabem, concorre a uma vaga no TRF 2 (RJ/ES), venceu mais uma etapa do processo e, agora, está na lista tríplice. Desejamos a ele todo o sucesso nessa nova etapa da jornada”.
A colocação dos advogados capixabas na lista tríplice foi citada por deputados na sessão desta segunda-feira (19) na Assembleia Legislativa, lembrando o fato inédito. A vaga aberta é decorrente da posse do desembargador federal Messod Azulay Neto no cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).