O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRT-ES) tem novo presidente: o desembargador Annibal Rezende assumiu o cargo nesta segunda-feira (11), por dois anos para, entre outras missões, comandar o processo eleitoral de 2018. Ele substitui o desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, o novo presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).
Annibal chega ao TRE com a imagem de um gestor comprometido com a transparência, consolidada durante o período em que foi presidente do Tribunal de Justiça. Foi um dos primeiros presidente de tribunal a enviar informações sobre vencimentos da magistratura ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), depois que a ministra Carmen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), tomou em outubro passado decisão nesse sentido.
Junto com Annibal, o desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa tomou posse como vice-presidente e vai acumular o novo cargo com o de corregedor regional eleitoral.
O juiz eleitoral Aldary Nunes Júnior fez o discurso de saudação aos novos membros do TRE , enfatizando a importância deles para a realização de eleições seguras, honestas e transparentes no próximo ano. Por sua vez, em seu discurso de posse, Rezende ressaltou a satisfação de voltar ao TRE. Essa é a quarta vez que ele fará parte do tribunal.
O presidente do TRE destacou sua preocupação em garantir ao eleitor a liberdade de manifestação em 2018, através do voto livre e consciente.
Além do governador Paulo Hartung, estiveram presentes à posse do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Erick Musso (PMDB), e membros do Judiciário.