terça-feira, novembro 19, 2024
27.7 C
Vitória
terça-feira, novembro 19, 2024
terça-feira, novembro 19, 2024

Leia Também:

Candidatura de Homero Mafra pode acelerar aliança entre grupos de oposição

A reviravolta nas eleições da seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), com o anúncio da candidatura à reeleição do atual presidente, Homero Junger Mafra, pode ter sido relacionada à aproximação dos candidatos de oposição. Nos bastidores, a retirada da candidatura de Luciano Machado, que alegou problemas de saúde na família para abandonar a disputa, pode contribuir para uma polarização entre situação e oposição. Até o período de inscrição das chapas, em meados de outubro, os meios jurídicos não descartam a possibilidade de uma composição entre os candidatos oposicionistas na disputa contra Homero.

A escolha da nova direção da Ordem capixaba acontece no dia 19 de novembro. A disputa já tem outros dois pré-candidatos: a procuradora do Estado, Santuzza da Costa Pereira, filha do ex-presidente da OAB, Agessandro da Costa Pereira, e o advogado militante José Carlos Rizk Filho, filho do presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-ES), desembargador José Carlos Rizk, que também é ligado ao sindicato dos advogados. Os dois nomes já circulam entre a classe, mas nas últimas semanas teriam se aproximado, fato que ameaçaria em tese o então candidato da situação, Luciano Machado, atual secretário-geral da OAB-ES.

Por outro lado, a candidatura de Homero deve provocar uma mudança no poder de fogo do grupo da situação, que se intitula como A Voz do Advogado. O atual presidente vai disputar o terceiro mandato consecutivo. Em nota enviada à imprensa na noite dessa terça-feira (22), o grupo afirma que Homero se comprometeu a “assumir mais este desafio, com a condição de que continuemos coesos e trabalhando juntos em defesa das prerrogativas da categoria e dos direitos da sociedade”.

Mas diferentemente dos pleitos anteriores, Homero não conta com apoios históricos, caso do ex-presidente Agessandro Pereira – que na última eleição apoiou Homero em contraposição ao apoio da filha, hoje pré-candidata, que optou pela chapa encabeçada pelo advogado André Luiz Moreira. Hoje, o grupo do candidato derrotado pelo atual presidente gravita em torno da chapa de Santuzza, que conta ainda com o apoio de outro ex-presidente, Antônio Augusto Genelhu Júnior.

Já a candidatura de Rizk tem forte adesão do Sindicato dos Advogados do Estado, além de segmentos da advocacia jovem (em início de carreira). Além de advogado militante, o pré-candidato também é professor e coordenador do curso de Direito em uma faculdade particular.

Eleições

O pleito na OAB-ES acontece no próximo o dia 19 de novembro, das 9 às 17 horas. O prazo para registro das chapas vai do dia 2 até 20 de outubro. Já o prazo para transferência de domicílio eleitoral termina no próximo dia 1º. A Comissão Eleitoral, que será presidida pelo advogado Segundo Luis Meneguelli, já foi constituída pela Diretoria da Seccional por meio da Resolução 001/2015. O Edital de Abertura das eleições será publicado no dia 2 de outubro. As eleições serão em urnas eletrônicas, cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES).

Mais Lidas