O Tribunal de Justiça do Estado (TJES) anunciou, nesta quinta-feira (14), a continuidade do concurso público para ingresso na atividade de cartórios. A banca do concurso publicou no Diário da Justiça o resultado provisório do último candidato, que havia sido excluído por erro da organização da seleção. A previsão é de que o resultado final seja publicado no próximo dia 25, quando deve ser anunciado o cronograma das fases restantes do concurso. Ao todo, 198 candidatos seguem na disputa de até 171 vagas em cartórios, previstas no edital.
A proximidade do desfecho da seleção acontece no momento em que a Corte promoveu mudanças na forma de organização dos cartórios no Estado. No final do ano passado, a Assembleia Legislativa aprovou a criação de 33 novos cartórios, sendo 19 deles nos municípios da Grande Vitória. Além disso, o projeto garante a desacumulação (separação) de serviços e sete anexações – com união de um ou mais serviços, casos de Alegre, Baixo Guandu, Cachoeiro de Itapemirim (Cartório da 2ª Zona), Castelo, Mimoso do Sul, Santa Teresa e São José do Calçado.
O concurso previa inicialmente a distribuição de até 171 vagas. Deste total, 114 serão de provimento e 57 de remoção (troca entre os atuais donos de cartórios). Foram inscritas 4.513 pessoas para participar do certame, mas somente 2.786 candidatos tiveram o registro concluído – o que representa uma proporção superior a 24 candidatos por vaga. Atualmente, 198 candidatos seguem na disputa, sendo 186 para provimento e 12 para remoção, assegurando uma relação próxima de duas vagas para cada três pretendentes ao ingresso na função e de quatro vagas por tabelião que visa a troca de serventia.