Lista sêxtupla para vaga de desembargador será formada após sabatina e votação
O Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Espírito Santo (OAB-ES) realizará uma sessão extraordinária na próxima terça-feira (3), às 14 horas, no Plenário da Seccional, em Vitória, para definir os 12 candidatos ao Quinto Constitucional. Após as arguições, será formada a lista sêxtupla, para ser enviada ao Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), que selecionará três para decisão final do governador Renato Casagrande (PSB).
A vaga no TJES, destinada à advocacia por meio do Quinto Constitucional, surgiu após a aposentadoria do desembargador Annibal de Rezende Lima. Os 12 nomes que participarão da arguição foram definidos no último dia 7, em votação realizada pela primeira vez de modo totalmente online. O pleito teve a participação de advogados de todo o Espírito Santo, que escolheram entre 23 candidatos inscritos.
O processo deste ano impôs mudanças na ordem das etapas conduzidas pela OAB, o que gerou discussões entre os membros da advocacia, que apontaram menor protagonismo na definição dos nomes enviados ao TJES. Tradicionalmente, o Conselho Seccional fazia a triagem inicial, reduzindo os candidatos a 12, e a classe decidia diretamente a lista sêxtupla em votação ampla. No entanto, as etapas se inverteram, e a categoria definiu os 12 finalistas, cabendo ao Conselho, composto por 42 conselheiros titulares, a decisão na última fase que envolve a Ordem.
Os nomes indicados pela classe dos advogados para ocupar a vaga de desembargador no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) são: : Flávia Brandão (4,5 mil votos), Anderson Pedra (4,1 mil), Sarah Merçon (4 mil), Alexandre Puppim (3,8 mil), João Dallapiccola Sampaio (3,6 mil), Lucia Roriz (3,5 mil), Vinicius Pinheiro de Sant’Anna (3,5 mil), Adriano Pedra (3,4 mil), Carla Fregona (3,3 mil), Erfen Ribeiro (3,2 mil), Rosemary de Paula (3,1 mil) e Américo Mignone (3 mil).
Presidência da OAB
O processo da escolha de candidatos à lista sêxtupla aconteceu em paralelo à eleição para a Presidência da OAB-ES, cuja votação ocorreu na última sexta (22) e tirou do poder o atual presidente, José Carlos Rizk Filho, em uma virada histórica de Erica Neves, que se tornou a primeira mulher advogada a ocupar a presidência da OAB-ES.
O resultado da eleição refletiu o desgaste da gestão atual, que buscava um terceiro mandato. Durante a campanha, houve intensos embates, acusações e até ações judiciais, com destaque para uma gravação atribuída por duas chapas concorrentes a Erica Neves, de uma conversa com um representante da empresa Codonal Serviços e Administração Ldta, que tem contrato com a OAB, usada pelos adversários para contestar sua candidatura. No entanto, nenhuma das ações e investidas, classificadas pela advogada como “fake news”, teve desdobramentos que alterassem o cenário eleitoral.
A nova chapa vencedora, liderada por Erica, conta com Carlos Augusto da Motta Leal como vice-presidente, Eduardo Sarlo como secretário-geral, e Camila Brunhara como secretária-geral adjunta. A composição do Conselho Federal da OAB-ES também foi definida, incluindo Luiz Claudio Allemand, Christina Cordeiro, Elisa Galante, Flavio Cheim, Cristiane Mendonça e Luciano Pavan.