“Este é um momento de profundo agradecimento aos eminentes colegas, consciente da responsabilidade que terei ao presidir esta Corte no próximo biênio. Que Deus continue me iluminando para que eu continue merecendo a confiança depositada por todos os colegas integrantes do Pleno, que espero, do fundo do meu coração, não decepcionar”, afirmou o futuro presidente da Corte.
Em entrevista, Sérgio Gama destacou algumas das prioridades da sua gestão: “Pretendo melhorar a estrutura dos Juizados Especiais e investir na mediação, porque se você consegue extinguir um processo através da conciliação, da mediação, acaba com o processo e traz a pacificação social. Essa será uma das prioridades da minha gestão, que terá como meta melhorar a prestação jurisdicional”, destacou. Ele também elogiou a atuação do atual presidente, Annibal de Rezende Lima.
Também foram escolhidos os desembargadores: Carlos Simões Fonseca (vice-corregedor), Manoel Alves Rabelo (diretor da Escola da Magistratura) e Willian Silva (vice-diretor da Emes). O desembargador Ewerton Schwab Pinto Júnior será o novo ouvidor judiciário, tendo a desembargadora Elisabeth Lordes como sua suplente.
O desembargador Annibal de Rezende Lima será o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) e o desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa será o vice-presidente/corregedor do TRE-ES. A eleição para o TRE também foi unânime.
Dando continuidade à eleição para funções administrativas do Poder Judiciário Estadual, o Tribunal Pleno elegeu, também à unanimidade, o desembargador Carlos Simões Fonseca para presidente da Comissão de Reforma Judiciária, tendo como membros da comissão os desembargadores Robson Luiz Albanez e Arthur José Neiva de Almeida.
Já como presidente da Comissão de Regimento Interno, o Pleno escolheu a desembargadora Eliana Junqueira Munhós Ferreira, enquanto os membros eleitos foram os desembargadores Fernando Zardini Antonio e Jorge Henrique Valle dos Santos. A Presidência da Comissão de Jurisprudência do TJES será exercida pelo desembargador Ney Batista Coutinho, eleito Vice-presidente do TJES.
O Conselho Superior da Magistratura será formado pela Mesa Diretora (Presidente, Vice-Presidente e Corregedor Geral), tendo como membros vogais os desembargadores Namyr Carlos de Souza Filho e Telêmaco Antunes de Abreu Filho e, como suplentes Eliana Junqueira Munhós Ferreira e Wallace Pandolpho Kiffer.